Somos todos doentes

Somos todos doentes

MILLY LACOMBE – Aqui estamos outra vez divididos. De um lado, a bancada evangélica pregando a cura gay e buscando, com êxito, apoio das instituições. Do outro, os que concordam com a ciência e entendem que a homossexualidade não é diferente da heterossexualidade. “Para criaturas tão pequenas como somos essa vastidão é suportável apenas através do amor”, … Continue lendo »
Legalização das drogas: Ignorar esse debate mata pobres e policiais no Rio

Legalização das drogas: Ignorar esse debate mata pobres e policiais no Rio

Leonardo Sakamoto – ”Pezão é um ex-governador em exercício.” A declaração do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), dada a este blog, ajuda a explicar a sensação de caos na segurança pública do Rio de Janeiro. Pois ao tentar culpar a crise econômica pela qual o Estado passa – que atrasa salários, reduz investimentos e limita … Continue lendo »
O Judiciário está distante das massas

O Judiciário está distante das massas

Monica Gugliano – O Poder Judiciário chegou ao fim do ano passado com quase 80 milhões de processos em tramitação. A cada 100 mil habitantes, cerca de 13 mil ingressaram, em média, com alguma ação judicial, apenas em 2016. O número superlativo, entretanto, é uma pista falsa. O principal litigante dessas ações é o próprio … Continue lendo »
A direita mostra os dentes. Como (re)agir?

A direita mostra os dentes. Como (re)agir?

Antonio Martins – Defesa da intervenção militar é, também, um sinal de que o golpe parlamentar esgotou-se. Resta saber quem dará resposta à frustração e raiva da maioria. O fantasma da intervenção militar esvoaçou sobre o Brasil esta semana. O general Martins Mourão, da ativa, prometeu na sexta-feira passada “derrubar este troço todo”, se o Congresso … Continue lendo »
Quando a barbárie é popular

Quando a barbárie é popular

Clóvis Rossi – A barbárie é popular, mostra pesquisa do respeitado Pew Center, dos Estados Unidos, a respeito das Filipinas: quase oito de cada dez filipinos (78% exatamente) aprovam a licença para matar acusados ou suspeitos de tráfico/consumo de drogas concedida pelo presidente Rodrigo Duterte. Desde que assumiu, em junho de 2016, o governo anuncia, … Continue lendo »
Santa Marta, a comunidade “modelo” que resume a agonizante pacificação no Rio

Santa Marta, a comunidade “modelo” que resume a agonizante pacificação no Rio

Carola Solé — A região simboliza a destruição das Unidades de Polícia Pacificadora em meio à crise no Rio Em 2008, a comunidade Santa Marta foi a primeira do Rio de Janeiro a ser pacificada. Michael Jackson já a havia escolhido como cenário de um videoclipe nos anos 1990 e rapidamente se tornou um modelo, abrindo suas portas inclusive para turistas estrangeiros. … Continue lendo »
Como foi criada a heterossexualidade como a conhecemos hoje

Como foi criada a heterossexualidade como a conhecemos hoje

Brandon Ambrosino – A heterossexualidade não “estava simplesmente lá” desde sempre – e não há por que imaginar que sempre estará O dicionário médico Dorland, de 1901, definiu a heterossexualidade como “um apetite anormal ou pervertido em relação ao sexo oposto”. Mais de duas décadas depois, em 1923, o dicionário Merriam Webster definia a orientação sexual … Continue lendo »
As questões de Outubro

As questões de Outubro

Daniel Bensaïd – Daniel Bensaïd passa a limpo o legado da Revolução Russa ao longo de três questões cruciais de historiografia política Antes mesmo de entrar na massa dos novos documentos acessíveis pela abertura dos arquivos soviéticos (que permitirão, indubitavelmente, novas luzes e uma renovação das controvérsias), as discussão vem tropeçar no pensamento pronto da ideologia … Continue lendo »