Wetiko, a grande doença psíquica do Ocidente?

Wetiko, a grande doença psíquica do Ocidente?

Pijamasurf – O que algumas culturas indígenas norte-americanas têm a dizer sobre a compulsão pelo poder, pelo sobreconsumo e pela depredação da natureza Há uma palavra que pode ser muito significativa para o que estamos vivendo como civilização: wetiko. Este termo é usado por grupos indígenas norte-americanos (wetiko para os algonquin, windigo para os ojibwa) para descrever a forma de pensamento que se … Continue lendo »
Como a Volkswagen cooperou com a ditadura brasileira

Como a Volkswagen cooperou com a ditadura brasileira

Deutsche Welle — Imprensa alemã obtém acesso exclusivo à investigação sobre o envolvimento da montadora com o regime. Cooperação era maior do que se pensava Uma força-tarefa investigativa formada pelo jornal Süddeutsche Zeitung e as emissoras estatais NDR e SWR obteve acesso exclusivo à investigação externa, ordenada pela própria Volkswagen, sobre o papel de sua filial brasileira na ditadura militar (1964-1985). Segundo reportagens publicadas no … Continue lendo »
É o bem de uso comum do povo, estúpido!

É o bem de uso comum do povo, estúpido!

Lúcio Gregori – Quando da eleição de Clinton em 1992, James Car­ville, es­tra­te­gista da cam­panha, cu­nhou o dito “é a eco­nomia, es­tú­pido!”, para evi­den­ciar qual era ou de­veria ser a questão cen­tral na dis­puta elei­toral. Pa­ra­fra­se­ando, ainda que de modo far­sesco, eu diria que “é o bem de uso comum do povo, es­tú­pido!”, para dizer qual … Continue lendo »