Assim começam as guerras pela água

Assim começam as guerras pela água

Aliança RECOs – Bloqueio do Eufrates e Tigre, pela Turquia acirrou tensões que levaram à guerra o Iraque e a Síria. Mas outros conflitos hídricos já atiçam a Índia, Paquistão, Egito, Etiópia… A revista Foreign Affairs traz artigo cuja leitura recomendo sobre as guerras pela água entre Turquia, Síria e Iraque: “Rivers of Babylon”. A Turquia … Continue lendo »
Não foi Colombo

Não foi Colombo

Fabio Marton – Os vikings foram os primeiros europeus a pisar no continente. O mistério é como e por que eles o abandonaram. Após semanas perdidos no Atlântico, Bjarni Herjólfsson e sua tripulação desembarcaram na Groenlândia, aos trapos. Ele procurava pelos pais, que haviam embarcado com Eric, o Vermelho, para colonizar a ilha. Entre reclamações … Continue lendo »
Governo Temer se apoia na primarização e no rentismo

Governo Temer se apoia na primarização e no rentismo

Ricardo Alvarez – Em menos de um ano de governo e apoiado num Congresso apodrecido e sem representatividade, Michel Temer (PMDB) produziu estragos que serão sentidos por décadas não apenas dentre os trabalhadores, mas por toda a nação. O que está em jogo? A desconstrução da ideia de Brasil. O circuito do raciocínio não precisa … Continue lendo »
Breves considerações sobre IR e a distribuição de renda no Brasil

Breves considerações sobre IR e a distribuição de renda no Brasil

Brasil Debate – A desconcentração de renda dos últimos anos foi, segundo dados revelados recentemente, menor do que se supunha. Fica claro que mexer na distribuição de renda exige ir além das políticas compensatórias. Há que se tocar no centro nevrálgico das decisões econômicas Confesso uma certa surpresa. Eu concebia, teoricamente, que os dados de distribuição … Continue lendo »
‘17 contradições e o fim do capitalismo’

‘17 contradições e o fim do capitalismo’

David Harvey – O ‘Nexo’ publica trecho inédito do novo livro de David Harvey, que aborda sob perspectiva marxista, uma análise dos mecanismos de compreensão e contradição do capitalismo A promessa do humanismo revolucionário O problema da tradição humanista é que ela não tem uma boa compreensão de suas próprias contradições internas inevitáveis, o que … Continue lendo »
O Fim do Sonho Americano

O Fim do Sonho Americano

Em uma série de entrevistas abrangendo quatro anos, o crítico social Noam Chomsky discute como a concentração de riqueza e poder entre uma pequena elite polarizou a sociedade americana e provocou o declínio da classe média. Chomsky dá uma verdadeira aula sobre a economia, política e a sociedade do nosso tempo, baseado em 10 princípios … Continue lendo »
Os “Intelectuais” Homologados

Os “Intelectuais” Homologados

Fran Alavina – Villas, Pondés e afins são produtos de uma época sombria. Nunca criticam estruturas. Diluem, em favor da rapidez e do simplismo, o tempo e esforço exigidos pelo trabalho do pensamento O “historiador” Marco Antonio Villa: suas falas podem ser confundidas com apresentações de stand-up comedy. Os intelectuais homologados são o produto mais recente da … Continue lendo »
O fim do emprego

O fim do emprego

Vladimir Safatle – Nunca na história da República o Congresso Nacional votou uma lei tão contrária aos interesses da maioria do povo brasileiro de forma tão sorrateira. A terceirização irrestrita aprovada nesta semana cria uma situação geral de achatamento dos salários e intensificação dos regimes de trabalho, isto em um horizonte no qual, apenas neste … Continue lendo »