Refugiados em questão (2) Refugiados em questão (2)
Refugiados em questão (2)
Refugiados em questão (1) Refugiados em questão (1)
Refugiados em questão (1)
Sistema prisional em questão (3) Sistema prisional em questão (3)
Sistema prisional em questão (3)
Sistema prisional em questão (2) Sistema prisional em questão (2)
Sistema prisional em questão (2)
Sistema prisional em questão (1) Sistema prisional em questão (1)
Sistema prisional em questão (1)
Campo em questão (3) Campo em questão (3)
Campo em questão (3)
Campo em questão (2) Campo em questão (2)
Campo em questão (2)
Campo em questão (1) Campo em questão (1)
Campo em questão (1)

Postagens

Com o roubo de terras legalizado, anexação avança

Com o roubo de terras legalizado, anexação avança

Luiz Eça – Quando Ne­tanyahu anun­ciou a cons­trução de mais 6.000 as­sen­ta­mentos os che­fões da ex­trema-di­reita re­cla­maram. Que­riam que o pre­mier apro­vei­tasse as de­cla­ra­ções de amor de Trump para uma ex­pansão mais ma­ciça, ci­cló­pica. A res­posta chegou em questão de dias. O Knesset (câ­mara fe­deral), es­ti­mu­lado pelo go­verno, aprovou, por 60 a 52 votos, uma lei … Continue lendo »
“O Sahel concentra todas as crises do mundo”

“O Sahel concentra todas as crises do mundo”

Barbara Reis – Sahel sig­ni­fica “fron­teira” e na África ganha a forma de gi­gan­tesco cin­turão de aridez, onde cabem 22 países. Sinô­nimo de so­fri­mento pro­lon­gado, o Sahel é mar­cado pela seca, pela crô­nica falta de ali­mentos, por guerras e con­flitos an­ces­trais. Para com­plicar, com a crise líbia, o de­serto do Saara passou a es­conder ter­ro­ristas … Continue lendo »
A escravidão entre dois liberalismos

A escravidão entre dois liberalismos

Alfredo Bosi – Uma das conquistas teóricas do marxismo foi ter descoberto que é nas práticas sociais e culturais, fundamente enraizadas no tempo e no espaço, que se formam as ideologias e as expressões simbólicas em geral. “It was freedom to destroy freedom.” W.E.B. Du Bois “Senhores, se isso fosse crime, seria um crime geral no … Continue lendo »
“Na Finlândia é mais difícil entrar no curso para professores do que em Direito ou Medicina”

“Na Finlândia é mais difícil entrar no curso para professores do que em Direito ou Medicina”

ISABEL LEIRIA – Jari Lavonen, diretor do departamento de formação de professores da Universidade de Helsínquia, esteve em Lisboa na semana passada. Encontrou-se com deputados da comissão parlamentar de Educação, visitou a Escola Superior de Educação João de Deus e apresentou algumas das razões do sucesso finlandês. Mas acredita que também o seu país tem … Continue lendo »
NUVENS DE VENENO

NUVENS DE VENENO

A nuvem se espraia pelas plantações. Em vez de molhar, seca. Ela não traz a chuva, traz o veneno. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, algodão, milho e também um dos maiores consumidores de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Nuvens de veneno expõe as preocupações com as consequências do uso desses agroquímicos … Continue lendo »