Socialismo Democrático: o papel da autonomia

Socialismo Democrático: o papel da autonomia

Duncan Foley – Transformados, Big Data e algoritmos permitiriam superar mercado; produzir e distribuir riquezas de forma desalienada. Mas este sistema, ao contrário do que se pensou ao longo do século XX, não precisa ser controlado de cima para baixo. “Outras Palavras” publicou recentemente duas séries de artigos sobre o renascimento e fortalecimento da ideia do … Continue lendo »
A capitã que desafiou autoridades para salvar refugiados

A capitã que desafiou autoridades para salvar refugiados

DW – Heroína para muitos e criminosa para outros, Carola Rackete foi presa por atracar navio com migrantes em porto italiano. “Suas vidas vieram na frente do jogo político”, diz alemã de 31 anos, que agora enfrenta processo. “Sei o risco que estou correndo”, disse Carola Rackete antes de aportar na Itália A capitã alemã … Continue lendo »
A soberania do Facebook

A soberania do Facebook

Laura Carvalho – Jogando água no moinho dos que o acusam de ter um plano de dominação mundial, o Facebookanunciou a libra, sua própria moeda digital. Diferentemente de outras criptomoedas, que servem essencialmente para fins especulativos, a empresa almeja fazer dela um meio de pagamento efetivo para seus mais de 2 bilhões de usuários, incluindo os … Continue lendo »
Super-ricos no Brasil lideram concentração de renda global

Super-ricos no Brasil lideram concentração de renda global

Fernando Canzian – Entre os países democráticos, nenhum outro tem maior acúmulo de rendimentos no 1% do topo; privilégios, escravidão e patrimonialismo são vistos como causas. O morro do Vidigal no Rio de Janeiro tem esse nome em memória do major Miguel Nunes Vidigal (1745-1843), chefe da polícia colonial no início do século 19. Tido … Continue lendo »
Hoje mais do que nunca, Argentina! A advertência de Noam Chomsky

Hoje mais do que nunca, Argentina! A advertência de Noam Chomsky

Rebelión – “Hoje, mais do que nunca, precisamos reunir boas pessoas, refletir sobre os problemas e criar estruturas que nos permitam alimentar, abordar e superar nossas piores aflições, nunca pela resignação, sempre pela ação, por dentro e fora das redes”, escreve Noam Chomsky, linguista e filósofo. ============== O processo de avanço neoliberal que Mauricio Macri desenvolveu durante … Continue lendo »
Pós-capitalismo na era do algoritmo (2)

Pós-capitalismo na era do algoritmo (2)

Cédric Durand e Razmig Keucheyan – Salvador Allende queria a informática em favor do planejamento estatal. As corporações empregam-na para o lucro e a desigualdade. Um socialismo renovado seria desafiado a utilizá-la para superar o mercado e a alienação A informatização da vida econômica Outro modo de planejamento poderia ter surgido e se consolidado na URSS graças à … Continue lendo »
Pós-capitalismo na era do algoritmo (1)

Pós-capitalismo na era do algoritmo (1)

Cédric Durand e Razmig Keucheyan – Dado como morto após a queda da União Soviética, o planejamento está em cena de novo, impulsionado pelo Big Data. As corporações usam-no para turbinar o consumismo. Mas ele pode impulsionar um socialismo radicalmente democrático. Ao fim do século XX, quando o bloco soviético caiu, a questão do planejamento … Continue lendo »
Pós-democracia

Pós-democracia

Frei Betto – O ban­queiro David Roc­ke­feller de­clarou à Newsweek In­ter­na­ti­onal, em fe­ve­reiro de 1999: “Nos úl­timos anos há uma ten­dência à de­mo­cracia e à eco­nomia de mer­cado em muitas partes do mundo. Isso re­duziu o papel dos go­vernos, algo fa­vo­rável aos ho­mens de ne­gó­cios. (…) Mas a outra face da moeda é que al­guém … Continue lendo »
A uberização das relações de trabalho

A uberização das relações de trabalho

TATIANA MOREIRA ROSSINI DE OLIVEIRA – O modelo de trabalho é vendido como atraente e ideal, pois propaga a possibilidade de se tornar um empreendedor. No último dia 06 de julho, São Paulo testemunhou mais uma vítima da debilidade das novas relações de trabalho. O motorista de aplicativo da plataforma RAPPI, Thiago de Jesus Dias … Continue lendo »
Chegou o fim do liberalismo?

Chegou o fim do liberalismo?

JOSÉ MARÍA LASSALLE – A ideologia que nasceu contra o medo se encontra hoje abatida diante do ressurgimento de um fascismo rejuvenescido e tecnologizado. Os liberais vivem em choque. Aturdidos pelo impacto de uma realidade política que não assimilam. O século XXI está lhes caindo mal. Não compreendem por que foram golpeados tão intensamente no … Continue lendo »
Proteção ao trabalhador vira “entrave burocrático” só em país que dá errado

Proteção ao trabalhador vira “entrave burocrático” só em país que dá errado

Leonardo Sakamoto – Garantias de que trabalhadores não terão saúde, segurança e dignidade violadas ao prestarem serviço a um empregador não deveriam ser vistas como “burocracias” ou “entraves ao crescimento” em qualquer sociedade minimamente civilizada. Por isso, a utilização desses argumentos ad nauseamdurante o trâmite da Medida Provisória da “Liberdade Econômica” (que teve seu texto principal … Continue lendo »
EUA se move perigosamente da guerra comercial para a guerra das moedas

EUA se move perigosamente da guerra comercial para a guerra das moedas

José Martins – Todo mundo sabe que Donald Trump, presidente dos EUA, não para de pressionar o mundo com seguidas ameaças de guerras comerciais. Tarifas e outras formas protecionistas na mão. Agora, ele emite sinais muito claros de que os EUA podem estar se preparando para outra guerra muito mais letal para o funcionamento dos … Continue lendo »
Já somos um país fascista

Já somos um país fascista

Dodô Azevedo – “Já somos um país fascista, você não percebeu?” – comenta Capitão Von Trapp, no quarto ato da montagem original de “A Noviça Rebelde”, no Schubert’s Theatre, em Boston. O patriarca, a família e o público haviam acabado de saber, com supressa e horror, que o simpático e leve carteiro que paquerava Liesl, … Continue lendo »
Bolsonaro não é ultradireitista, soberanista, fascista. Ele é demente

Bolsonaro não é ultradireitista, soberanista, fascista. Ele é demente

MINO CARTA – Não há como definir a ideologia bolsonarista, somente cabe dizer que com o eleito em 2018 pela maioria a demência tornou-se forma de governo. Tenho a dolorosa certeza de que os analistas da monstruosa crise provocada pelo golpe de 2016, impulsionado desde 2014 pela Lava Jato e obrado pelos próprios poderes da … Continue lendo »
Somos todos pós-verdade?

Somos todos pós-verdade?

Frei Betto – A res­posta é sim, se co­mun­gamos essa an­gústia, esse sen­ti­mento de frus­tração frente aos so­nhos idí­licos da mo­der­ni­dade. Quem diria que a re­vo­lução russa ter­mi­naria em gu­lags; a chi­nesa, em ca­pi­ta­lismo de Es­tado; e tantos par­tidos de es­querda as­su­mi­riam o poder como o vi­o­li­nista que pega o ins­tru­mento com a es­querda e … Continue lendo »
Argentina: os mercados cercam a democracia

Argentina: os mercados cercam a democracia

Antonio Martins – Nas urnas, população goleou política quase idêntica à de Bolsonaro. Um dia depois, oligarquia financeira deflagra crise cambial e sugere: “agora, quem vota somos nós”. Vêm aí lances decisivos para o futuro da América do Sul. Ao renunciar à candidatura à presidência, ela qualificou-se como estrategista da vitória sobre a direita – agora … Continue lendo »
E se a tirania dos mercados estiver chegando ao fim?

E se a tirania dos mercados estiver chegando ao fim?

Ladislau Dowbor – Nos EUA, um estudo do Roosevelt Institute reconhece: as lógicas do neoliberalismo estão devastando as sociedades, a natureza e a própria Economia. É hora de resgatar direitos e limitar o poder das finanças e mega-corporações Resenha de: New Rules for the 21th Century Roosevelt Institute – 2019 – 77p Para baixar, clique Um … Continue lendo »
Poulantzas, filósofo do Socialismo Democrático

Poulantzas, filósofo do Socialismo Democrático

David Sessions – Marxista inquieto, morto há 40 anos, enxergou os limites da experiência soviética, sem se render à social-democracia. Anteviu a ditadura neoliberal. Dialogou com ideias de Lênin e Foucault. Sugeriu caminhos para reinventar a emancipação. À medida que o antigo caráter messiânico do marxismo se desvanecia, no final do século XX, muitos se … Continue lendo »

Contato

Arquivo

Postagens anteriores

Busca