Tempestade perfeita ameaça o governo Dilma, diz acadêmico

Tempestade perfeita ameaça o governo Dilma, diz acadêmico

FERNANDO CANZIAN – “Tempestade política perfeita” é como o cientista político Marcus Melo, professor da Universidade Federal de Pernambuco, define o atual momento para o governo Dilma Rousseff (PT). Os ingredientes são políticas de austeridade que devem gerar desemprego, os grandes escândalos envolvendo o PT e, daqui para frente, manifestações de rua. “Estamos falando de um … Continue lendo »
Sem chance

Sem chance

Antonio Caubi Ribeiro Tupinambá – A história contemporânea da Indonésia traz fatos indigestos no que tange a questões de direitos humanos e ações civilizatórias. Na sua definição territorial pós-independência, a promoção de massacres e carnificinas foram a regra. Em 1949 os holandeses reconheceram sua independência, mas atribuíram a seu território mais oriental, Nova Guiné Ocidental, um … Continue lendo »
A cara de pau de Eduardo Cunha

A cara de pau de Eduardo Cunha

Guilherme Boulos – Ouvir Eduardo Cunha falando de valores republicanos soaria irônico, não fosse trágico. O presidente da Câmara defendeu em artigo recente nestaFolha temas como a independência dos poderes, reformas política e tributária e a realização do debate democrático. Quem não o conhece, que compre. A trajetória de Cunha é recheada de eventos bem pouco … Continue lendo »
A praga da violência coletiva

A praga da violência coletiva

Ladislau Dowbor - A maldade não está essencialmente nas pessoas, mas nos sistemas de organização social que a transformam em ódio coletivo e a justificam. Nunca subestime o poder de pessoas estúpidas em grandes grupos Um aluno um dia me perguntou o que eu achava do homem: naturalmente bom mas pervertido pela sociedade, na linha … Continue lendo »
A velha desordem mundial

A velha desordem mundial

Camilo Gomide – Não se iluda com a modernidade. A geopolítica do século XIX continua a alimentar caos e conflitos no século XXI. Religião, petróleo, água, território ainda são as peças mais importantes do jogo estratégico das nações. Ao contrário do que alguns estudiosos modernos esperavam, a aproximação das nações promovida pela tecnologia e a globalização, assim como a … Continue lendo »
Breves esclarecimentos sobre os acontecimentos na Venezuela

Breves esclarecimentos sobre os acontecimentos na Venezuela

Marcelo Zero – 1. A versão que circula nos meios de comunicação do Brasil é que o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, um dos líderes da oposição de extrema-direita na Venezuela, teria sido preso “a mando do presidente  Maduro”. Tratar-se-ia, portanto, conforme essa versão, de uma prisão abusiva e ilegal, feita sem nenhuma base jurídica, que demonstraria … Continue lendo »
Evidências recentes reafirmam o papel do trabalho na evolução humana

Evidências recentes reafirmam o papel do trabalho na evolução humana

Glailson Santos – Novas evidências obtidas pelos mais recentes estudos paleoantropológicos corroboram a tese apresentada por Engels em seu extraordinário artigo “O papel do trabalho na transformação do macaco em homem”, onde o co-fundador do materialismo dialético, ao aplicar seu método inovador à investigação da evolução humana, previu, com décadas de antecedência, as características dos … Continue lendo »
Imunização racional

Imunização racional

LEE SIEGEL - Movimento antivacinação nos EUA tem a ver com rejeição a todo tipo de autoridade Meses antes de minha mulher dar à luz nosso primeiro filho, na primavera de 2006, me encontrei com um amigo para jantar no Brooklyn, o bairro onde minha mulher e eu estávamos morando. Ele era um escritor britânico a … Continue lendo »
Socialismo e igualitarismo

Socialismo e igualitarismo

Wladimir Pomar - Cláudio Katz tem razão em dizer que a “implosão da URSS” teve um “enorme impacto sobre o cenário internacional e a consciência política dos trabalhadores”. No entanto, exagera em supor que tal implosão “constituiu o principal acontecimento das últimas décadas”, caracterizando a centúria passada como “século curto”, limitado pelo “surgimento e desaparecimento … Continue lendo »
Reforma política: é preciso chacoalhar o Congresso

Reforma política: é preciso chacoalhar o Congresso

Isaías Dalle – Ana Cláudia Teixeira, pesquisadora premiada por seus estudos sobre mobilização popular, diz que o parlamento “finge que não é com ele” As dificuldades para fazer avançar a proposta de reforma política no Congresso Nacional continuam as mesmas de antes da posse dos novos parlamentares e da eleição de Eduardo Cunha para presidente … Continue lendo »