O espectro da deflação

O espectro da deflação

Michael Roberts –  A desaceleração na maioria das economias junto de uma forte queda dos preços energéticos aumentou a ameaça da deflação nas principais economias mundiais. A queda brutal dos preços da energia e de outras matérias-primas no final de 2014 derrubou a taxa geral de inflação dos preços de todos os produtos. Junto de … Continue lendo »
“Mudar a Grécia, a Europa e todo o mundo!”

“Mudar a Grécia, a Europa e todo o mundo!”

Manifesto publicado em 7/1/15 – Trezentos intelectuais (entre eles Wallerstein, Chomsky, Zizek, Toni Negri, Giorgio Agamben e Tarik Ali) comprometem-se a apoiar novo governo grego na luta contra ditadura financeira “Uma vitória do Syriza nas próxima eleições gregas é um assunto da maior importância para quem quer mudar a Europa e o seu rumo. Essa … Continue lendo »
“Estamos indo direto para o matadouro”, diz Antonio Nobre

“Estamos indo direto para o matadouro”, diz Antonio Nobre

IHU On Line - Antonio Donato Nobre é um dos nossos melhores cientistas, pertence ao grupo do IPCC que mede o aquecimento da Terra e um especilista em questões amazônicas. É  mundialmente conhecido como  pesquisador do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Sustenta que o desmatamento para já, inclusive o permitido por lei sem prejuizo … Continue lendo »
A miséria do terror islâmico

A miséria do terror islâmico

Reginaldo Nasser – Nos EUA, desde 11/09/01, extremistas de extrema-direita mataram mais do que extremistas islâmicos. Veja outros dados que desmentem teorias sobre o Islã. O recente atentado terrorista em Paris, praticado por homens fortemente armados e determinados, trouxe, novamente à tona, a nefasta conexão entre terrorismo e islamismo. Tanto o terrorismo como a religião, no … Continue lendo »
Papa Francisco considera inaceitável para um cristão apoiar a pena de morte

Papa Francisco considera inaceitável para um cristão apoiar a pena de morte

Vaticano - O Papa Francisco dirigiu nesta quinta-feira um discurso a uma delegação da Associação Internacional de Direito Penal no qual condenou as execuções extrajudiciais e a pena de morte, medida usada inclusive por regimes totalitários para suprimir a dissidência e perseguir as minorias, e afirmou que o respeito à dignidade humana deve ser o … Continue lendo »
Mortos insepultos

Mortos insepultos

Frei Betto – Todo escritor se posta na janela da alma para observar o mundo. Não faz mais do que traduzir em palavras o que, para muitos, seria indizível. Cada autor possui seu próprio binóculo, sem que se possa compará-los. Machado de Assis enxergava por seu ceticismo crítico e Guimarães Rosa evocava a ruralidade ameaçada, qual … Continue lendo »
Je suis Pepone

Je suis Pepone

ARIEL DORFMAN – Por que na América Latina não se levantam milhares a declarar que são José Carrasco, Luis de Jesús Luna, Regina Martínez? Não obstante a distância da América Latina, o ataque terrorista contra o semanário Charlie Hebdo parece terrivelmente próximo e tristemente familiar. Não faz muito tempo aqui em Santiago do Chile, não longe … Continue lendo »
PT na estrutura do poder

PT na estrutura do poder

Francisco Foot Hardman- O Partido dos Trabalhadores, fundado em 1980 a partir de movimentos sociais diversos e de oposição à ditadura militar enfraquecida, porém vigente, com o sindicalismo à frente, mas também outros tantos movimentos como o da Teologia da Libertação, das comunidades eclesiais de base, de universitários, intelectuais, jornalistas e tantas outras forças, um … Continue lendo »
Os líderes da esquerda não ousam desafiar prioridades da elite. E isto é um perigo

Os líderes da esquerda não ousam desafiar prioridades da elite. E isto é um perigo

Paul Krugman - Em 2014, a crescente desigualdade nos países desenvolvidos recebeu finalmente a atenção devida quando O Capital no século XXI, de Thomas Piketty, se transformou em um inesperado (e merecido) sucesso de vendas. Os desconfiados habituais insistem em sua lucrativa negação, mas é evidente para todos os demais que a renda e a riqueza estão … Continue lendo »