A rara arte de Galeanear

A rara arte de Galeanear

Deni Rubbo e Tiago Villa – Escritor uruguaio influenciou gerações de jovens rebeldes e permanece atual. Ao contrário de tantos, ele soube articular grandes construções da utopia com lentas mudanças do cotiano O mundo ultimamente tornou-se estranho e desagradável. E isso parece materializado com o anúncio da morte do escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015). Foi de câncer, essa doença que nunca … Continue lendo »
David Harvey opina sobre renovação da esquerda

David Harvey opina sobre renovação da esquerda

Myke Watson – Para geógrafo, partidos tradicionais tornaram-se incapazes de enfrentar capitalismo reconfigurado. Mas grupos como Syriza e Podemos multiplicam alcance das “políticas do quotidiano” praticadas pela juventude anti-sistema Conhecido pela abordagem não convencional que introduziu no debate sobre o Direito à Cidade e por sua leitura heterodoxa da obra de Karl Marx, o geógrafo David Havey parece … Continue lendo »
Para além do baixo crescimento: as armadilhas da indústria brasileira

Para além do baixo crescimento: as armadilhas da indústria brasileira

Antônio Carlos Diegues – Ao se analisar a qualidade do crescimento industrial brasileiro para além da conjuntura de curtíssimo prazo, as preocupações se potencializam. Há tempos o desempenho da indústria de transformação brasileira tem se configurado como uma fonte permanente de preocupação entre economistas alinhados, grosso modo, às correntes desenvolvimentistas. Para estes, tal preocupação transcende a … Continue lendo »
‘Abandonadas e descartadas: mais de 150 milhões de crianças vivem nas ruas’, alertam especialistas da ONU

‘Abandonadas e descartadas: mais de 150 milhões de crianças vivem nas ruas’, alertam especialistas da ONU

ONU – Relatoras especiais em direitos humanos da ONU cobram mais investimentos dos Estados para garantir direitos básicos das crianças, como moradia e educação. Às vésperas do Dia Internacional das Crianças de Rua, lembrado anualmente em 12 de abril, duas especialistas em direitos humanos das Nações Unidas falaram sobre a situação que atinge mais de 150 … Continue lendo »
EDUCADORES EM GREVE

EDUCADORES EM GREVE

Paulo Henrique Martinez – Tristemente as greves na educação tonaram-se rotineiras no Brasil. Um dos poucos temas consensuais em nosso País, hoje, talvez seja o da necessidade inescapável de educação de qualidade. Uma pergunta nunca é respondida: por que isso não acontece, apesar de incontáveis e distintas estratégias adotadas em sucessivos governos, em escala federal, estadual … Continue lendo »
Divina Comédia – Dante Alighieri

Divina Comédia – Dante Alighieri

Texto fundador da língua italiana, súmula da cosmovisão de toda uma época, monumento poético de rigor e beleza, obra magna da literatura universal. É fato que a “Comédia” merece esses e muitos outros adjetivos de louvor, incluindo o “divina” que Boccaccio lhe deu já no século XIV. Mas também é certo que, como bom clássico, … Continue lendo »
Dilma e o preço da paralisia política

Dilma e o preço da paralisia política

Maria Inês Nassif – Oposição arranca da presidenta, um a um, todos os instrumentos que lhe permitiriam manter projeto inaugurado por Lula. Mas ela própria estimula tal pilhagem É assustadora a corrosão ocorrida na imagem da presidenta Dilma Rousseff e de seu governo em apenas 41 dias do início do seu segundo governo. Isso não é apenas … Continue lendo »
Com mais taxas e demissões, bancos têm ano de lucros recordes, diz Dieese

Com mais taxas e demissões, bancos têm ano de lucros recordes, diz Dieese

Carlos Madeiro – Mesmo num ano de crise como foi 2014, os cinco maiores bancos brasileiros tiveram recordes de lucro, segundo estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). As instituições ganharam com cobranças de taxas e serviços. Segundo o levantamento, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Santander tiveram lucro de R$ 60,3 … Continue lendo »
Placebo contra o câncer

Placebo contra o câncer

LUIZ RUFFATO – Crer que violência vá diminuir prendendo-se mais é entregar a casa sem reagir, como no conto de Cortázar, afirma escritor Há um conto do escritor argentino Julio Cortázar, intitulado Casa Tomada, que pode ser lido como uma alegoria da história corrente do Brasil. Um casal de irmãos, membros da aristocracia rural decadente, vê … Continue lendo »
Maioridade penal?

Maioridade penal?

Contardo Calligaris – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a constitucionalidade da proposta de diminuição da maioridade penal de 18 para 16 anos. Ela ainda será discutida em outra comissão especial antes de chegar ao plenário, mas já agita os espíritos. Se você conta com essa mudança para que a repressão e … Continue lendo »
Ricardo Antunes: “A terceirização é devastadora para o Brasil”

Ricardo Antunes: “A terceirização é devastadora para o Brasil”

Carlos André Moreira – Sociólogo afirma que flexibilização compromete a CLT e precariza as relações de trabalho No último dia 8, a Câmara dos Deputados aprovou o texto principal do Projeto de Lei 4.330/04, que regulamenta o trabalho terceirizado no Brasil. O texto, que abre a possibilidade de terceirização de todos os serviços de uma empresa, e … Continue lendo »