Projeto curdo: “Todos devem ter acesso à democracia”

Projeto curdo: “Todos devem ter acesso à democracia”

RAPHAEL SANZ, ANELISE CSAPO E GUILHERME LAND – Diante de um contexto global de turbulência, o Oriente Médio assiste a ascensão do Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque, que somada à desintegração desses Estados contribui para que milhões de pessoas fujam da região e gerem o que o Ocidente chama de “crise de refugiados”. … Continue lendo »
Ex-comandante da OTAN por trás do golpe fracassado na Turquia

Ex-comandante da OTAN por trás do golpe fracassado na Turquia

RT News – O General John F. Campbell foi uma ‘das principais figuras que organizaram e gerenciaram os soldados por trás da tentativa de golpe fracassada na Turquia’ O ex-comandante das forças da OTAN no Afeganistão, o aposentado General John F. Campbell, foi a mente brilhante por trás do golpe militar fracassado na Turquia, relatou … Continue lendo »
Os homens ocos

Os homens ocos

Vladimir Safatle – “É coisa de quando não tínhamos condição de fazer testes, ver o que acontecia no cérebro. Hoje a pessoa vai me falar de inconsciente? Onde fica?”. As colocações do neurocientista Ivan Izquierdo, publicadas nesta Folha há algumas semanas, têm ao menos o mérito da clareza, além de expressar certa ironia, o que sempre … Continue lendo »
Os 70 anos de “A Geografia da Fome”

Os 70 anos de “A Geografia da Fome”

Marcones Oliveira – Lançado em 1946, o livro faz um diagnóstico das causas e consequências da fome no Brasil. “Políticas de combate à fome resultaram em melhorias concretas na vida de milhões de brasileiros nos últimos anos” Eu vou fazer uma embolada um samba, um maracatu tudo bem envenenado bom pra mim e bom pra … Continue lendo »
Classe média dos Estados Unidos cai a níveis de 30 anos atrás

Classe média dos Estados Unidos cai a níveis de 30 anos atrás

ANTONIO MAQUEDA – FMI destaca a desigualdade nos EUA e pede à França medidas para reduzir o déficit e criar emprego O Fundo Monetário Internacional continua com seu trabalho de Grilo Falante dos assuntos econômicos. E agora é a vez dos Estados Unidos e da França. Sobre a economia norte-americana, o Fundo alerta sobre “perniciosas tendências seculares … Continue lendo »
O conto do “capitalismo compassivo”

O conto do “capitalismo compassivo”

Evgeny Morozov – Marc Benioff, executivo-chefe da Salesforce e autor de “Compassionate Capitalism” — que ensina grandes corporações a “fazer o bem e se dar bem” Depois de fingirem-se de “verdes”, grandes corporações apresentam-se como promotoras do ativismo digital “humanitário”. Que desejam? Quais os riscos? Há mais de um ano, saúda-se a tecnologia digital como panaceia … Continue lendo »
Rigor seletivo

Rigor seletivo

Laura Carvalho – Em Staff Note do FMI intitulado “Accounting Devices and Fiscal Illusions”, de 2012, o autor divide em quatro categorias os artifícios que têm sido usados nos diversos países para cumprir metas fiscais de curto prazo às custas de uma piora futura no orçamento. A primeira consiste na geração de receitas que elevam gastos … Continue lendo »
Estados Unidos: resistir à onda policialesca

Estados Unidos: resistir à onda policialesca

NICOLE COLSON – A morte de dois homens negros pelas mãos da polícia – Alton Sterling em Baton Rouge, Louisiania, e Philando Castile em Falcon Heights, Minnesota – horrorizou o mundo e manifestantes saíram às ruas em grande número em todo o país para proclamar que as vidas negras também têm valor. Com a mesma rapidez, … Continue lendo »
Mais de 90% dos inscritos no Bolsa Família são mulheres

Mais de 90% dos inscritos no Bolsa Família são mulheres

Mariana Pitasse – Programa social desperta discussão sobre igualdade de gênero Hoje o benefício chega a 13,9 milhões de famílias, atingindo quase um quarto da população brasileira O Bolsa Família foi responsável por tirar cerca de 36 milhões de pessoas da linha da pobreza desde 2003.  Hoje o benefício chega a 13,9 milhões de famílias, … Continue lendo »
Escracho

Escracho

ELEONORA DE LUCENA – A elite brasileira está dando um tiro no pé. Embarca na canoa do retrocesso social, dá as mãos a grupos fossilizados de oligarquias regionais, submete-se a interesses externos, abandona qualquer esboço de projeto para o país. Não é a primeira vez. No século 19, ficou atolada na escravidão, adiando avanços. No século … Continue lendo »