Injustiça fiscal à brasileira: eis o gráfico da desigualdade

Injustiça fiscal à brasileira: eis o gráfico da desigualdade

Róber Iturriet Avila e João Santos Conceição – História de uma reviravolta: como os mais ricos, que um dia foram obrigados a contribuir efetivamente com serviços públicos, livraram-se pouco a pouco, a partir da ditadura Desde as primeiras sistematizações mais acuradas sobre o funcionamento da economia, ainda no século XVIII, preconiza-se que os tributos devem ser … Continue lendo »
Ameaças, ofensas e sindicâncias

Ameaças, ofensas e sindicâncias

Andrea Dip – Quatro professoras perseguidas por palavras e atividades nas escolas dão seu depoimento à Pública Apesar de os projetos de lei baseados no Escola Sem Partido ainda não terem sido aprovados em nenhuma instância (a não ser no estado de Alagoas, com o nome de Escola Livre), vários professores de todo o país estão … Continue lendo »
“Perdemos a ideia de nação”

“Perdemos a ideia de nação”

Mauricio Puls – Fundador do PSDB e ex-ministro de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira mostra que o ódio da classe média às medidas para diminuir as desigualdades, somadas a erros do governo, levaram ao impeachment. Ele critica a atual política econômica, que nada faz para conter os juros e desvalorizar … Continue lendo »
Claudio Naranjo: “A educação atual produz zumbis”

Claudio Naranjo: “A educação atual produz zumbis”

FLÁVIA YURI OSHIMA – O psiquiatra chileno diz que investir numa didática afetiva é a saída para estimular o autoconhecimento dos alunos e formar seres autônomos e saudáveis O psiquiatra Claudio Naranjo. A educação é a única forma de mudar o mundo O psiquiatra chileno Claudio Naranjo tem um currículo invejável. Formou-se em medicina na … Continue lendo »
Para compreender a onda global de suicídios

Para compreender a onda global de suicídios

ONU Brasil – No mundo, eles são mais numerosos que os homicídios. Entre os 14 e 29 anos, tornaram-se o segundo fator de mortes. Entre as causas, depressão e abuso de álcool — mas também fim de relacionamentos e problemas financeiros No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), a Organização Pan-Americana da … Continue lendo »
Como seria um SAC para os desiludidos com o impeachment?

Como seria um SAC para os desiludidos com o impeachment?

Antonio Prata – “República Federativa do Brasil, Tamara, bom dia!”. “Oi, Tamara, tudo bem? Eu queria fazer uma reclamação”. “Pois não, senhor”. “Então, Tamara, é que eu fui, aí, nas manifestações pró-impeachment, eu bati panela… Tipo, falaram que era contra tudo que tava errado, que ia tirar primeiro a Dilma, ajeitar a economia, depois ia tirar … Continue lendo »
O Belchior que a crítica vulgar não viu

O Belchior que a crítica vulgar não viu

Alberto Sartorelli – Canções do compositor cearense debateram, desde os anos 1970, aalienação, as relações mercantis e a própria indústria cultural. Mas alguns procuraram enquadrá-lo como apenas um rapaz romântico Que tal a civilização Cristã e ocidental… Deploro essa herança na língua Que me deram eles, afinal. – BELCHIOR, “Quinhentos anos de quê?” (Bahiuno, 1993) A imagem … Continue lendo »
“A burguesia brasileira jamais admitiu a CLT”

“A burguesia brasileira jamais admitiu a CLT”

Débora Melo — Professor da USP diz que “modernização” das leis trabalhistas proposta por Michel Temer é parte de “ofensiva patronal” e vai aprofundar a crise Reforma trabalhista que será apresentada pelo governo Temer deve enfrentar resistência popular No mesmo dia em que assumiu definitivamente a Presidência da República, Michel Temer (PMDB) fez pronunciamento em cadeia … Continue lendo »