Obama prepara o cerco à Venezuela

Obama prepara o cerco à Venezuela

Mark Weisbrot  – A História como farsa: EUA tentam repetir, contra Caracas, campanha de desestabilização lançada por Ronald Reagan para sufocar revolução nicaraguense, nos anos 1980. Agora, chances são menores Em 10 de março, a Casa Branca deu mais um passo rumo ao teatro do absurdo, ao declarar “emergência nacional com respeito à inusual e extraordinária ameaça … Continue lendo »
As empregadas domésticas “sem limites”

As empregadas domésticas “sem limites”

Juliane Furno – A classe média reage à ascensão social. Reage às políticas sociais e econômicas dos governos petistas, esbanjando seu conservadorismo e seu sentimento de distinção social. Parece notícia do blog “sensacionalista”. Quem dera! Mas não é. Uma matéria veiculada pelo site “O Globo” trás como título uma questão tão comumente ouvida nessa década. … Continue lendo »
De onde vem a revolta

De onde vem a revolta

Gisele Vitória e Ludmilla Amaral – Quem são os líderes dos movimentos pró-impeachment e anti-PT que dedicam seu tempo a uma missão: cobrar mudanças e tirar Dilma do Planalto Faz três semanas que o nervo ciático do empresário paulista Rogério Chequer o leva a sentir dores insuportáveis. Anti-inflamatórios e fisioterapia têm sido a salvação para … Continue lendo »
“EUA promovem desestabilização de democracias na América Latina”, denuncia Moniz Bandeira

“EUA promovem desestabilização de democracias na América Latina”, denuncia Moniz Bandeira

Redação – O cientista político e historiador Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira afirma que os Estados Unidos permanecem na tentativa de desestabilizar governos de esquerda na América Latina e que isso se refletiu nas manifestações do último domingo, que, segundo ele, estão longe de serem espontâneas; confira a entrevista Para o cientista político e historiador … Continue lendo »
Dilma, a hora é agora

Dilma, a hora é agora

RICARDO MELO – Manifestações deste domingo apontam caminho para a presidente não virar um Sarney de saias Tão equivocado quanto subestimar o impacto das recentes manifestações é ceder à histeria relembrando golpe de 1964, suicídio de Getúlio Vargas, impeachment de Collor etc. Teve gente que foi mais longe: desastre como juiz, o advogado Joaquim Barbosa mostrou-se … Continue lendo »
Ódio ao PT?

Ódio ao PT?

Róber Iturriet Avila – Na história do Brasil, sempre que o salário mínimo e a renda média subiram, houve algum tipo de intento golpista. O problema da elite não é com a corrupção Três intelectuais de relevo trataram recentemente acerca do ódio ao PT: Leonardo Boff, Luis Fernando Veríssimo e Luiz Carlos Bresser Pereira. Suas palavras … Continue lendo »
Documentário norte-americano diz que mídia brasileira é patrocinada pelo governo dos EUA para atacar Petrobrás

Documentário norte-americano diz que mídia brasileira é patrocinada pelo governo dos EUA para atacar Petrobrás

Antonio Carlos - Documentário viral nos EUA, ‘Koch Brothers Exposed’ lançado em 2012 mostra como os bilionários David e Charles Koch compraram o congresso norte-americano e hoje patrocinam a grande mídia brasileira para atacar a Petrobrás David Koch se divertia dizendo que fazia parte “da maior companhia da qual você nunca ouviu falar”. Um dos poderosos irmãos Koch, … Continue lendo »
Jogo “Lutas Simbólicas” promete disseminar a teoria de Pierre Bourdieu

Jogo “Lutas Simbólicas” promete disseminar a teoria de Pierre Bourdieu

Colunas Tortas – Fortaleza (CE), entre todas as belezas que detém, também é o lar do Coletivo Entre Olhos. Se trata de uma organização que visa promover o acesso à arte e cultura produzida dentro da cidade e que criou o jogo Lutas Simbólicas, baseado na teoria sociológica de Pierre Bourdieu. O grupo surgiu como uma … Continue lendo »
Fritz Lang e o impeachment

Fritz Lang e o impeachment

Vladimir Safatle – “M, o Vampiro de Dusseldorf” é certamente um dos maiores filmes da história do cinema. Nele, Fritz Lang conta a história de um assassino de crianças que coloca uma cidade em pânico. A polícia pressiona por todos os lados, mas ele parece inapreensível. Tanta pressão policial, no entanto, acabou por atrapalhar a vida … Continue lendo »
Os dados da riqueza do Brasil e a estrutura tributária

Os dados da riqueza do Brasil e a estrutura tributária

Róber Iturriet Avila - É possível estimar que, em 2012, os 50% dos brasileiros mais pobres detinham 2% da riqueza, 36,99% ficavam com 10,60% e 13,01% com 87,40%. Nesse mesmo espaço, no mês passado, informações acerca da riqueza pessoal do Brasil foram expostas, a partir das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Os números de patrimônio … Continue lendo »
Como vive um lixeiro na Suécia

Como vive um lixeiro na Suécia

Claudia Wallin - O lixeiro sueco Mats Björnborg finalmente retorna meu telefonema, depois de duas semanas de espera. “Estava de férias”, desculpa-se ele. Agradeço a ligação, e pergunto onde foi o merecido descanso. “Fui esquiar em St. Anton, nos Alpes austríacos”, responde Mats, sem a mais pálida idéia da convulsão catatônica que sua declaração poderia desatar … Continue lendo »