Meritocracia, sucesso e outras balelas

Meritocracia, sucesso e outras balelas

Leopoldo Duarte - Nessa última semana tive uma conversa com um jovem direitista negro, cujo sonho, apesar de cursar arquitetura, é de “trabalhar muito e construir algo como o Magazine Luiza”. [Pausa pro suspiro]. Conversa vai, desinformação vem e depois dele argumentar a favor da meritocracia perguntei: “Você gostaria de trabalhar no Magazine Luiza?”. E, recebi … Continue lendo »
Contra a corrupção!

Contra a corrupção!

Gregorio Duvivier - “Chega. Não quero nunca mais tocar neste assunto de petróleo. Amargurou-me doze anos de vida, levou-me à cadeia – mas isso não foi o pior. O pior foi a incoercível sensação de repugnância que desde então passei a sentir sempre que leio ou ouço a expressão ‘Governo Brasileiro'”. Em 1936, Monteiro Lobato … Continue lendo »
Irã sem bombas: o acordo garante?

Irã sem bombas: o acordo garante?

LUIZ EÇA – “Chamberlain conseguiu um melhor acordo que Hitler”, foi a opinião do senador republicano Mark Kirk. Referia-se ao acordo de Munique, quando o primeiro-ministro inglês cedeu de bandeja a Tchecoslováquia ao ditador nazista. Já o presidente do Conselho Americano-Iraniano pensa exatamente o contrário. Ele declarou que os EUA conseguiram um acordo “absolutamente incrível” com … Continue lendo »
Wallerstein: Israel prepara a guerra

Wallerstein: Israel prepara a guerra

Immanuel Wallerstein – Ao desafiar a própria Casa Branca, primeiro-ministro Netanyahu arrisca futuro do país. Talvez planeje um grande conflito, para não ceder aos palestinos O primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu alcançou uma expressiva vitória eleitoral em Israel, em 17 de março. Conseguiu isso fazendo dois pronunciamentos públicos de última hora. O primeiro foi de que … Continue lendo »
FUNDAÇÕES NAS UNIVERSIDADES PAULISTAS SÃO INVESTIGADAS

FUNDAÇÕES NAS UNIVERSIDADES PAULISTAS SÃO INVESTIGADAS

Paulo Saldaña – Atuação avança na USP, na Unesp e na Unicamp; órgãos de controle questionam legalidade do modelo O avanço de um mundo paralelo, que confunde as esferas pública e privada, tem colocado as três universidades estaduais paulistas – USP, Unesp e Unicamp – na mira de tribunais de contas, Judiciário e Ministério Público. Intermediações … Continue lendo »
O imprevisível pede passagem

O imprevisível pede passagem

JOEL BIRMAN – Não será com atestados de psiquiatras, psicanalistas e psicólogos que vamos conseguir controlar atitudes como a do piloto suicida O ano de 2014 foi pródigo em acidentes aéreos, de forma que quando se noticiou a queda do Airbus A320 da Germanwings na semana passada já estávamos nos acostumando, de maneira complacente, a … Continue lendo »
Tea Party à brasileira

Tea Party à brasileira

Claudia Antunes - Um debate com a nova direita Da plateia, o rapaz corpulento, de camisa polo desbotada, jeans e boné, falou ao microfone. “Trabalho com tecnologia e nas horas vagas exorcizo esquerdistas. A gente vai estar enxugando gelo enquanto não fechar a fábrica de idiotas que é o sistema educacional brasileiro”, declarou, sob palmas … Continue lendo »
Mano Brown, Ed Motta, Seu Jorge: lugar de quem, cara pálida?

Mano Brown, Ed Motta, Seu Jorge: lugar de quem, cara pálida?

ALEX ANTUNES – Três artistas negros brasileiros se envolveram em controvérsias esta semana. Só uma delas é de verdade – a do Mano Brown. Para quem não acompanhou: Mano Brown foi detido na tarde de segunda feira, acusado de desobediência, desacato e resistência. Estava com documentos vencidos. Em condições normais, qualquer “celebridade” menor tipo, sei … Continue lendo »
Os barris de pólvora no mundo

Os barris de pólvora no mundo

Vinicius Gomes – “Os principais conflitos bélicos do mundo ocorrem na África e no Oriente Médio, além da recente crise na Ucrânia”, decreta Guilherme Casarões, professor de Relações Internacionais nas Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo. Afirmando não ser possível generalizar suas causes ou significados, Casarões aponta para uma multicausalidade nos conflitos, “porém, é … Continue lendo »
“Casa popular em áreas nobres, não!”

“Casa popular em áreas nobres, não!”

TALITA BEDINELLI - Moradores ricos de São Paulo se mobilizam para vetar a mudança de vizinhos pobres Na esquina oposta ao “maior lançamento imobiliário do ano”, um empreendimento na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, composto por duas torres de apartamentos com varanda gourmetque custam até 3 milhões de reais, quadras de tênis, um parque aquático … Continue lendo »
Malogros educacionais

Malogros educacionais

MARIA SYLVIA CARVALHO FRANCO – O Fies nem sequer consegue igualar oportunidades: a maior parte de seus alunos tem renda familiar superior a 20 salários Pouco se lembra, hoje, nos debates sobre política e economia brasileiras,  o peso da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), órgão cuja presença foi clara quando … Continue lendo »
Um mundo mais ou menos perigoso?

Um mundo mais ou menos perigoso?

Vinicius Gomes – Um estudo realizado pelo Institute for International Conflict Research (HIIK), da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, constata que no ano de 2014 o mundo testemunhou cerca de 223 conflitos políticos que contaram com algum tipo de violência e 46 conflitos altamente violentos ou guerras. Estaria o mundo, atualmente, ainda mais perigoso do … Continue lendo »