O pensamento vivo de Artigas

O pensamento vivo de Artigas

Raquel Rolnik – Nunca vou esquecer quando, prestando vestibular para arquitetura nos anos 1970, entrei pela primeira vez naquele edifício inundado de luz e de promessas de liberdade, “sem portas de entrada, como num templo” -era assim que João Batista Vilanova Artigas se referia ao prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, uma … Continue lendo »
Dez adolescentes com idade entre 16 e 17 anos são assassinados por dia no Brasil

Dez adolescentes com idade entre 16 e 17 anos são assassinados por dia no Brasil

Grasielle Castro – O Brasil perde, por dia, 10,3 adolescentes com idade entre 16 e 17 anos assassinados. Isso representa quase metade do total de jovens que morreram em 2013, de acordo com o Mapa da Violência: Adolescentes 16 e 17 anos. O estudo foi divulgado na véspera da data marcada para a Câmara dos Deputados votar o … Continue lendo »
Depois do Minotauro

Depois do Minotauro

Rafael Cariello – A crise europeia e as ideias do ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis O principal diário de negócios do mundo, o britânico Financial Times, o comparou ao ator Bruce Willis, por seu cabelo cortado a máquina, quase raspado, o amplo maxilar de linhas retas e o hábito de envergar jaquetas de couro, mesmo em ocasiões … Continue lendo »
5 pontos para você entender como o sistema financeiro leva nossa economia para o buraco

5 pontos para você entender como o sistema financeiro leva nossa economia para o buraco

Ladislau Dowbor – Nunca teve uma aula sobre dinheiro? Neste artigo você pode entender como o sistema financeiro, com seus juros altíssimos, faz vazar o seu bolso. Quando foi a sua última aula sobre dinheiro? Há muito tempo? Mais precisamente nunca? Não se incomode, ninguém nunca teve uma única aula sobre dinheiro, a não ser que … Continue lendo »
Tragédia Grega esconde segredo de bancos privados

Tragédia Grega esconde segredo de bancos privados

Maria Lucia Fattorelli – “É preciso buscar as razões pelas quais a Grécia foi escolhida para estar no olho do furacão, submetida a acordos e memorandos ilegais e ilegítimos, servindo de cenário para encobrir o escandaloso resgate ilegal de bancos privados desde 2010.”, escreve Maria Lucia Fattorelli [1], auditora aposentada da Receita Federal e fundadora do movimento “Auditoria Cidadã da Dívida” no Brasil. Eis o … Continue lendo »
Longa duração e incerteza

Longa duração e incerteza

José Luís Fiori – A leitura atenta da história brasileira permite ver que suas grandes inflexões estruturais foram provocadas por decisões tomadas em momentos de grande crise e desafio nacional e internacional. Como aconteceu no caso da “independência” brasileira, por exemplo, que foi uma decisão “reativa” e pouco planejada, frente a um contexto de profunda … Continue lendo »
São Paulo, 2015: sobre a guerra

São Paulo, 2015: sobre a guerra

Gabriel de Santis Feltran – Demorei, mas depois de quinze anos fazendo pesquisa nas periferias de São Paulo, compreendi que não temos apenas um sistema de justiça, nem apenas uma lei, operando em São Paulo. Que não temos uma democracia, nem uma ditadura, nem vivemos no totalitarismo neoliberal, mas que temos todos esses regimes coexistindo, a … Continue lendo »
EUA admitem que testes em humanos com arma química na 2ª Guerra tiveram critério racial

EUA admitem que testes em humanos com arma química na 2ª Guerra tiveram critério racial

Redação – Soldados negros, asiáticos e latinos foram cobaias para apurar efeitos do gás mostarada; ‘era como se meu corpo estivesse queimando’, lembra ex-militar As Forças Armadas dos Estados Unidos admitiram que, para além de terem usado soldados como cobaias em experimentos realizados com gás mostarda durante a Segunda Guerra Mundial, havia um recorte racial nos … Continue lendo »
Ódio

Ódio

Luis Fernando Veríssimo – Sentimento está no DNA da classe dominante brasileira, que historicamente derruba, pelas armas se for preciso, toda ameaça ao seu domínio, seja qual for a sigla Não vi a entrevista do Jô com a Dilma, mas, conhecendo o Jô, sei que ele não foi diferente do que é no seu programa: um … Continue lendo »