Polícias de São Paulo mataram 2 pessoas por dia em 2015

Polícias de São Paulo mataram 2 pessoas por dia em 2015

Fabiana Maranhão e Wellington Ramalhoso – Policiais civis e militares, em serviço ou de folga, mataram 798 pessoas no Estado de São Paulo ao longo de 2015, segundo dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública). Foi uma média de duas mortes por dia. A maior parte das pessoas foi morta pela PM, sendo 580 por policiais … Continue lendo »
Quem tem almoço grátis em São Paulo

Quem tem almoço grátis em São Paulo

Leonardo Gomes Nogueira – O cada vez mais debochado prefeito Fernando Haddad, ao atacar os manifestantes que pedem a revogação do aumento da tarifa de ônibus, metrô e trem disse (imitando os defensores mais ardorosos desse modelo) que não existe “almoço grátis”. E inovou: ao invés de mandar pra Cuba, mandou pra Disney. Ou: algumas verdades … Continue lendo »
O TERCEIRO HOMEM

O TERCEIRO HOMEM

DORRIT HARAZIM – Peter Norman, o branco solidário com o protesto negro Ele nunca mais conseguiu correr a prova dos 200 metros em apenas 20.06 segundos – só naquela Olimpíada de 1968, na Cidade do México. O tempo ficou a apenas 0.64 segundo do recorde mundial que imortalizaria Michael Johnson trinta anos depois. Ainda assim, … Continue lendo »
Bernie, te necessitamos

Bernie, te necessitamos

Clóvis Rossi – Se houvesse no Brasil algum partido realmente sério, convidaria o senador Bernie Sanders para um punhado de palestras. Afinal, seu diagnóstico dos Estados Unidos cabe, sem mudar uma única vírgula, para o Brasil, o contemporâneo e o de sempre. Disse Sanders em um dos primeiros debates de que participou: “Eu acredito que o … Continue lendo »
O reajuste que retrocede e ainda rasga a Constituição

O reajuste que retrocede e ainda rasga a Constituição

João Vitor Santos – Para Eduardo Fagnani, o ajuste fiscal mata a inclusão social conquistada pela geração de emprego, atacando direitos sociais assegurados pela Constituição “É um contrassenso, porque numa fase de desaceleração cíclica da economia é feita uma política pró-cíclica que agrava a recessão. Ou seja, você corta gastos, corta investimentos, o que faz … Continue lendo »
Baixo risco de uso político das forças de segurança

Baixo risco de uso político das forças de segurança

Thiago Guimarães (Alemanha) – A eficácia das forças de segurança pública se transformou no principal tema em debate na Alemanha desde a virada do ano, quando agressores cercaram, roubaram, assaltaram, molestaram e violentaram sexualmente centenas de mulheres em Colônia, Hamburgo e outras cidades. O contundente fracasso da polícia em cumprir seu principal papel – proteger cidadãs … Continue lendo »
A NECESSIDADE DE O ESTADO ADMINISTRAR O CONFLITO DISTRIBUTIVO

A NECESSIDADE DE O ESTADO ADMINISTRAR O CONFLITO DISTRIBUTIVO

Flavio Lyra – O controle do processo inflacionário, a abertura do comércio exterior e da conta de capitais do balanço de pagamentos, o processo de privatização de empresas estatais nos governos de FHC e a política social dos governos do PT têm sido, através dos conflitos distributivos da renda entre a classe trabalhadora e o capital … Continue lendo »
As execuções da Arábia Saudita foram dignas do Estado Islâmico

As execuções da Arábia Saudita foram dignas do Estado Islâmico

Robert Fisk – Será que agora o Ocidente vai parar de rastejar pelos seus monarcas do petróleo? Os sauditas estão tentando rasgar o acordo nuclear iraniano? Barack Obama e Rei Salman, da Arábio Saudita: nenhuma condenação às execuções e promessas de mais negócios futuros. As decapitações na Arábia Saudita – 47 ao todo, incluindo o erudito … Continue lendo »