David Harvey opina sobre renovação da esquerda

David Harvey opina sobre renovação da esquerda

Myke Watson – Para geógrafo britânico, grupos como Syriza e Podemos multiplicam alcance das “políticas do cotidiano” praticadas pela juventude anti-sistema Conhecido pela abordagem não convencional que introduziu no debate sobre o Direito à Cidade e por sua leitura heterodoxa da obra de Karl Marx, o geógrafo David Havey parece cada vez mais disposto a participar … Continue lendo »
Saída pela esquerda

Saída pela esquerda

CID BENJAMIN – A sociedade assiste a uma onda de conservadorismo sem precedentes desde a ditadura militar O quadro político passou por grandes transformações nos últimos seis meses. Para pior. O governo Dilma envelheceu precocemente. Ao descumprir as promessas de campanha, não encontra respaldo unânime sequer em seu partido, o PT. Neste, por sua vez, … Continue lendo »
Camille Paglia: “há gerações inteiras de mulheres que foram convencidas de mentiras”

Camille Paglia: “há gerações inteiras de mulheres que foram convencidas de mentiras”

Fernanda Mena – Camille Paglia, a mais antifeminista entre as feministas, aposta na revalorização do lado maternal da mulher como chave para um reencontro afetivo entre os sexos. Para a ensaísta, enquanto a mulher de qualidade maternal exerce poder sobre os homens ao ter “pena de suas fraquezas”, a mulher de perfil profissional exige deles, em … Continue lendo »
Por que a desigualdade de renda aumentou nos países ricos e caiu no Brasil, segundo um novo estudo

Por que a desigualdade de renda aumentou nos países ricos e caiu no Brasil, segundo um novo estudo

BBC Brasil – A desigualdade de renda continua aumentando nos países ricos, mas caiu na América Latina na última década, afirma um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicado nesta quinta-feira. “Ao longo das últimas três décadas, a desigualdade de renda aumentou na maioria dos países da OCDE, atingindo em alguns casos altas … Continue lendo »
“A dívida pública é um mega esquema de corrupção institucionalizado”

“A dívida pública é um mega esquema de corrupção institucionalizado”

Renan Truffi — Para ex-auditora da Receita, convidada pelo Syriza para analisar a dívida grega, sistema atual provoca desvio de recursos públicos para o mercado financeiro. Maria Lucia Fattorelli já auditou a dívida pública do Equador e agora faz o mesmo pela Grécia Dois meses antes de o governo Dilma Rousseff anunciar oficialmente o corte de 70 … Continue lendo »
Jogo dos sete erros

Jogo dos sete erros

Lilia Schwarcz e Heloisa Starling – A pedido da Trip, a antropóloga Lilia Schwarcz e a historiadora Heloisa Starling, autoras do recém-lançado ”Brasil: uma biografia”, fazem uma lista dos episódios mais vergonhosos da história nacional No livro, com acesso a documentação inédita e vasta pesquisa, as autoras traçam um retrato completo do país. Dão conta … Continue lendo »
Justiça ou vingança?

Justiça ou vingança?

Maria Rita Kehl – Sou obrigada a concordar com Friedrich Nietzsche: na origem da demanda por justiça está o desejo de vingança. Nem por isso as duas coisas se equivalem. O que distingue civilização de barbárie é o empenho em produzir dispositivos que separem um de outro. Essa é uma das questões que devemos responder a … Continue lendo »
Não entrega o que prometeu e entrega o que negou

Não entrega o que prometeu e entrega o que negou

João Sicsú — Todas as medidas de contenção fiscal associadas à elevação dos juros têm provocado contração econômica. O governo está entregando o que negou. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros. O governo propôs no seu plano de austeridade uma enorme contração fiscal de 2014 para 2015. No … Continue lendo »
A Paraisópolis que nem todos amam

A Paraisópolis que nem todos amam

José Coutinho Júnior – Moradores contam suas histórias, denunciam problemas e criticam novela que, para eles, não retrata uma das maiores favelas de São Paulo Branca de Neve passeava calmamente pela rua da Jangada. Seguia de mãos dadas com sua mãe, que guiava um cachorro, deixando para trás os barracos – assim são chamadas as casas … Continue lendo »
Que Frente queremos?

Que Frente queremos?

Guilherme Boulos – A ofensiva conservadora, a crise do governo petista com seu ajuste fiscal e a desarticulação da esquerda brasileira têm colocado em vários espaços o debate da construção de uma frente. Que é fundamental unificar a esquerda e retomar a mobilização popular ninguém duvida. Agora qual frente queremos? Recentemente, o ex-presidente do PSB Roberto … Continue lendo »
PT ESTÁ PRESO EM UM LABIRINTO

PT ESTÁ PRESO EM UM LABIRINTO

Breno Altman – A percepção de muitos observadores e participantes, finalizado o V Congresso, é que nada mudou no Partido dos Trabalhadores. Quem assim conclui, registra alguns fatos inquestionáveis: não houve alteração em seu núcleo dirigente, o partido continua prestando apoio à política econômica do governo, o sistema de alianças não foi revisto e a forma de … Continue lendo »