Silêncios ruidosos

Silêncios ruidosos

Boaventura de Sousa Santos – O Estado burocrático, impessoal, não se deixa impressionar por dramas pessoais, individuais. Quanto mais autoritárias e injustas mais as sociedades recorrem ao silêncio e ao silenciamento para gerir os conflitos sociais. Há silêncios conjunturais, que decorrem das estratégias das elites políticas nacionais e suas aliadas transnacionais, e silêncios estruturais que abafam … Continue lendo »
Cuba encara seu maior desafio

Cuba encara seu maior desafio

Janette Habel – Em três anos, Raul Castro deixará o poder. Qual o futuro da ilha, em meio a promessa de mudança constitucional, reformas econômicas e reatamento com EUA? Em 2018 Raul Castro, que terá 87 anos, não vai assumir novo mandato presidencial. Em três anos, portanto, a geração de Sierra Maestra terá deixado o poder. Três anos … Continue lendo »
Novo manual do Pentágono iguala jornalistas a espiões

Novo manual do Pentágono iguala jornalistas a espiões

ISABEL DE LUCA – ONGs e ‘New York Times’ exigem revogação de diretriz polêmica O Departamento de Defesa americano lançou sem alarde, no início do verão do Hemisfério Norte, um manual de mais de mil páginas em que reinterpreta as Leis de Guerra — como são conhecidos os princípios do direito internacional sobre justificativas aceitáveis … Continue lendo »
Manifestações carecem de representatividade social e demográfica

Manifestações carecem de representatividade social e demográfica

MAURO PAULINO e ALESSANDRO JANONI – A contagem de participantes nas manifestações que ocorreram no país na última semana é importante para o registro histórico, mas a polêmica e o debate passional sobre os números remete a segundo plano dados valiosos para a compreensão do fenômeno. A observação do grau de representatividade social dos que saem às … Continue lendo »
“A ridicularização joga para a direita quem critica a corrupção”

“A ridicularização joga para a direita quem critica a corrupção”

FLÁVIA MARREIRO – Para Rosana Pinheiro-Machado, professora de Oxford, há pautas legítimas a debater A antropóloga Rosana Pinheiro-Machado Rosana Pinheiro-Machado, professora de Antropologia na Universidade de Oxford, divide seu tempo entre as aulas no Reino Unido e temporadas no Brasil, nas quais, além de deveres acadêmicos, ela participa ativamente dos debates dos rumos dos partidos brasileiros à … Continue lendo »
Audiência da TV Globo está derretendo!

Audiência da TV Globo está derretendo!

Altamiro Borges – Em campanha terrorista para incendiar o Brasil e “sangrar” ou derrubar Dilma, a mídia tradicional, em especial a Globo, está engolindo o próprio veneno! Nos últimos dias, três notícias devem ter preocupado a famiglia Marinho – o que talvez explique o recente “recuo tático” do império na sua cruzada para incendiar o país … Continue lendo »
Apropriação financeira na crise

Apropriação financeira na crise

GUILHERME DELGADO – Há processos econômicos que se realizam de forma sub-reptícia, principalmente em momentos de crise econômica e política como o atual. É o caso da apropriação financeira extraordinária, que realizam de forma politicamente regulada, ou convenientemente frouxa, os proprietários de dois ativos financeiros estratégicos – títulos da dívida pública e terras rurais. No … Continue lendo »
Prof. LUIZ CARLOS MOLION desfaz a fantasia do “Aquecimento Global”

Prof. LUIZ CARLOS MOLION desfaz a fantasia do “Aquecimento Global”

Interessante e muito atrativa Palestra de CLIMATOLOGIA e METEOROLOGIA com o conceituado Pesquisador e Professor LUIZ CARLOS BALDICERO MOLION na qual o mesmo contesta, utilizando-se de um conjunto de Informações e Dados Científicos, a tese do Aquecimento Global. Sugestão de postagem: Gustavo Henrique de Almeida Ferreira. Postagens relacionadas A superfície da Terra está subindo embaixo dos … Continue lendo »
Eles não aprendem

Eles não aprendem

LUIZ EÇA – Quando os EUA começaram a bombardear o Estado Islâmico (ISIS) na Síria, o historiador e ex-coronel Andrew Bucevich afirmou no Washington Post (3-10-2014): “a Síria está se tornando a 14ª nação do mundo islâmico que forças norte-americanas invadiram ou ocuparam ou bombardearam, onde soldados norte-americanos mataram ou foram mortos. E isso apenas desde … Continue lendo »
Brasileira convidada a investigar dívida grega diz que ela é ilegítima

Brasileira convidada a investigar dívida grega diz que ela é ilegítima

Anay Cury – Dívida grega corresponde a 177% de todas as riquezas que país produz. Maria Lucia Fattorelli é coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida Nas últimas décadas, a Grécia gastou muito mais do que arrecadou para garantir o compromisso assumido de pagar melhores salários e benefícios para sua população. Desde então, o país vem travando … Continue lendo »
Capitalismo e democracia na Europa

Capitalismo e democracia na Europa

Michael Löwy – Vamos começar com uma citação de um ensaio sobre a democracia burguesa na Rússia, escrita em 1906, após a derrota da primeira revolução, de 1905: “É profundamente ridículo acreditar que existe uma afinidade eletiva entre o grande capitalismo, da maneira como atualmente é importado para a Rússia, e bem estabelecido nos Estados Unidos … Continue lendo »