Campo em questão (3) Campo em questão (3)
Campo em questão (3)
Campo em questão (2) Campo em questão (2)
Campo em questão (2)
Campo em questão (1) Campo em questão (1)
Campo em questão (1)

Postagens

Um fascista mora ao lado

Um fascista mora ao lado

Vladimir Safatle – Há alguns dias, foi publicada a última pesquisa CNT/MDA para a eleição presidencial de 2018. Três fenômenos são dignos de nota: a ascensão de Lula, que venceria hoje em todos os cenários, a queda de todos os candidatos ligados de forma ou outra ao atual desgoverno e a consolidação do sr. Jair … Continue lendo »
Balanço da Reforma Agrária no ano de 2016

Balanço da Reforma Agrária no ano de 2016

Comissão Pastoral da Terra – Regional Nordeste II divulga balanço e avaliação da Reforma Agrária no ano de 2016.  Para conferir o texto na íntegra, leia abaixo:  O contexto político institucional vivido no Brasil com o Golpe que levou Michel Temer ao poder arremessou o país para tempos temerosos e de caos. Forças reacionárias, hostis … Continue lendo »
Relatório revela aumento da pobreza na Alemanha

Relatório revela aumento da pobreza na Alemanha

Agência Xinhua – A taxa de pobreza na Alemanha foi recorde, de 15,7%, após a reunificação em 1990, contra 14,7% há uma década, mostra o relatório Evolução da Pobreza na Alemanha de 2017, coordenado pela organização não governamental (ONG) Associação para a Igualdade. O relatório define a pobreza, em termos relativos, como famílias com menos de … Continue lendo »
Previdência e a necessidade de informação em contexto de manipulação ideológica ostensiva

Previdência e a necessidade de informação em contexto de manipulação ideológica ostensiva

Guilherme C. Delgado – Vou tratar do tema a que o tí­tulo deste ar­tigo se re­porta no con­texto de um en­foque co­mu­ni­ca­tivo. Os fatos ob­jeto da co­mu­ni­cação, como se verá, estão co­lo­cados em plano se­cun­dário, não porque sejam menos re­le­vantes, mas porque, para usar o jargão mi­litar, na guerra ou na guerra ide­o­ló­gica a pri­meira … Continue lendo »
Desafios para um novo ciclo da esquerda

Desafios para um novo ciclo da esquerda

Guilherme Boulos – Encerra-se um ciclo na esquerda brasileira O partido dos Trabalhadores foi durante os últimos 35 anos a força hegemônica no campo da esquerda. Desde sua fundação, o PT constituiu um guarda-chuva que envolveu quase todos o movimento social e os chamados setores progressistas. Aqueles 25% a 30% da população brasileira que se identificam … Continue lendo »
Reforma da Previdência mira o passado, não o futuro

Reforma da Previdência mira o passado, não o futuro

Laura Carvalho – A aprovação da PEC do “teto de gastos” pode ter levado o governo a um erro de avaliação. A grande mobilização desta quarta (15) em todo o país revela que a população não está disposta a engolir a seco a reforma da Previdência proposta, desmentindo a afirmação de Temer de que “quem … Continue lendo »
A miséria intelectual dos economistas de mercado

A miséria intelectual dos economistas de mercado

Felipe Calabrez – Artigo de Lara Resende desmascara uma farsa: já não há sustentação teórica alguma para defender juros altos — apenas o interesse da aristocracia financeira Um artigo recentemente publicado no Valor Econômico atraiu a atenção de parte dos economistas e jogou lenha na fogueira do debate macroeconômico nacional. Sob o provocante título “Juros e … Continue lendo »
Trump e a nova fase do imperialismo

Trump e a nova fase do imperialismo

Leonardo Leite – No blog da Boi­tempo, Gi­o­vanni Alves fez uma com­pe­tente aná­lise da atual longa de­pressão do sé­culo 21(1). Apoiado na tese do mar­xista in­glês Mi­chael Ro­berts, ele mostra que a raiz da crise é a re­dução da lu­cra­ti­vi­dade do ca­pital ao longo dos úl­timos anos. Com base nessa cons­ta­tação, deixa uma per­gunta in­tri­gante … Continue lendo »