Trabalho, educação e capital: a lógica perversa do sistema

Trabalho, educação e capital: a lógica perversa do sistema

José Carlos Peliano – A austeridade no combate às crises é uma falácia de perversidade. A tentativa da Grécia de saída da crise, se bem sucedida, mostrará novos caminhos. O mundo capitalista é surpreendente em inovações, glamour e contradições. Entremeado por períodos de bonanças e crises, em que as sociedades se ajustam às benesses e às … Continue lendo »
Momento decisivo

Momento decisivo

ADRIANO BENAYON - 1. O momento é decisivo, pois exige resposta urgente da sociedade: aproxima-se o ponto da irreversibilidade do processo de exploração predatória do povo brasileiro e de seus recursos naturais. 2. Nos últimos 60 anos, a oligarquia mundial tem regido sucessivos golpes – com e sem participação militar – para desnacionalizar a indústria e … Continue lendo »
Voltando ao socialismo

Voltando ao socialismo

WLADIMIR POMAR – Voltando à nossa discussão sobre o socialismo, apesar das prementes questões da conjuntura econômica e política brasileira, temos que concordar com Cláudio Katz quando afirma que a “experiência legada pelo primeiro ensaio de gestão estatal não capitalista em grande escala foi enorme”. Sem dúvida, “compreender por que a União Soviética desmoronou” é uma … Continue lendo »
O “Sul” para além da geografia, a acepção política e econômica do termo

O “Sul” para além da geografia, a acepção política e econômica do termo

Ricardo Machado – Gladys Lechini, professora e pesquisadora da Argentina, sustenta que o atual rearranjo das forças internacionais favorece as mudanças no eixo geopolítico e agroeconômico A assimetria nas relações entre as nações do Sul Global, quando comparadas às trocas entre sulistas e países do hemisfério Norte, demonstra a forte vinculação histórica dos países colonizados em … Continue lendo »
Ódio sem fim ao PT

Ódio sem fim ao PT

Lincoln Secco e Ciro Seiji – Manchete da Folha de São Paulo no dia 12 de fevereiro de 2015: “Doleiro Afirma que José Dirceu Sabia de Repasses de Desvios da Petrobrás ao PT”. Nenhum acusado por um criminoso sob delação premiada mereceria uma primeira página. Exceto se ele for do PT. José Dirceu foi condenado e já cumpriu … Continue lendo »
Dinheiro das empreiteiras tende a falar mais alto na CPI da Petrobras

Dinheiro das empreiteiras tende a falar mais alto na CPI da Petrobras

Ivan Valente - A nova Comissão Parlamentar de Inquérito, criada para apurar os desvios na Petrobras, já foi instalada com uma mácula: 26 de seus 50 membros receberam doações de empreiteiras envolvidas no escândalo da estatal. Ou seja, mais da metade daqueles que estão responsáveis por investigar, foram financiados pelos investigados em questão. Não há imparcialidade … Continue lendo »
Terrorismo de Estado

Terrorismo de Estado

Frei Betto - Nada mais cínica do que a comissão de frente da Marcha pela Paz em Paris, a 11 de janeiro, contra o atentado terrorista ao “Charlie Hebdo” e ao supermercado judaico. Ali estavam, de braços dados, os representantes do terrorismo de Estado, como o presidente da França, país que vendeu armas aos sunitas … Continue lendo »
O Leviatã quer mais

O Leviatã quer mais

Felipe Marra Mendonça — Os Estados Unidos planejam ampliar a busca de informações no mundo Segundo uma declaração da Google, o governo americano pretende ampliar seus poderes de busca e apreensão de dados O google entregou, na quarta-feira 18 de fevereiro, uma declaração importante a um comitê do governo americano que estuda ampliar os poderes de … Continue lendo »
Por que o ocidente não admite as verdadeiras raízes do terrorismo?

Por que o ocidente não admite as verdadeiras raízes do terrorismo?

Mediapart - A violência política se alimenta da violência de Estado e da violência social. O radicalismo se alimenta das presepadas geopolíticas ocidentais. Para remediar “a cegueira geral diante das fontes da violência que se abateram” sobre Paris dias 7, 8 e 9 de janeiro, e que foram atribuídas rapidamente a um problema “muçulmano”, “é … Continue lendo »
Casal gay conta história de adoção do filho, rejeitado por três casais heterossexuais: “Acharam ele muito feio e negro demais”

Casal gay conta história de adoção do filho, rejeitado por três casais heterossexuais: “Acharam ele muito feio e negro demais”

Gilberto Scofield Jr. – No fim de outubro, terminado o segundo turno das eleições, um telefonema de um dos grupos de adoção empenhados na busca ativa de pais para crianças em abrigos nos avisou. Havíamos sido habilitados pela Vara de Família do Rio em julho e, três meses depois, uma criança que se encaixava em nosso … Continue lendo »
Anistia Internacional denuncia escalada de mortes por policiais no Brasil

Anistia Internacional denuncia escalada de mortes por policiais no Brasil

Carlos Madeiro – O relatório “O Estado dos Direitos Humanos no Mundo”, divulgado na noite desta terça-feira (24) pela Anistia Internacional, demonstra preocupação com a escalada no número de mortes cometidas por polícias no Brasil e cita que que o país tem “graves violações dos direitos humanos”. O documento, que foi encaminhado à presidente Dilma Rousseff, … Continue lendo »
Convivência incerta

Convivência incerta

IGOR ZOLNERKEVIC - Marcas em fóssil sugerem que paleoíndios interagiram com preguiça-gigante há 12,5 mil anos O paleontólogo Mário Dantas era aluno de doutorado em agosto de 2010 quando encontrou dois pedaços de um fóssil que se encaixavam perfeitamente e formavam um cone pontiagudo. Sob o sol do Nordeste, ele e colegas se debruçavam sobre uma … Continue lendo »
Observações sobre o golpe frustrado na Venezuela

Observações sobre o golpe frustrado na Venezuela

ATILIO BORON – Faz pouco mais de um ano que a direita fascista venezuelana lançava uma nova ofensiva dirigida para provocar a “saída” do presidente Nicolás Maduro. A “saída” era um eufemismo para designar uma convocatória à sedição, ou seja, à destituição por meios violentos, ilegais e anticonstitucionais do mandatário legal e legitimamente eleito pelo povo … Continue lendo »
Mundo online

Mundo online

Susan Schneegans – Em 2017, metade da população do planeta deverá estar conectada à internet, afirma a Comissão de Banda Larga da ONU A difusão da tecnologia cresce nos países ricos e aumenta a concentração do conhecimento. Mais de 50% dos habitantes do planeta terão acesso à internet nos próximos três anos, com a banda … Continue lendo »