Chomsky desnuda a “Guerra ao Terror”

Chomsky desnuda a “Guerra ao Terror”

C.J. Polychroniou – Como Washington continua a alimentar – mesmo após atentados de Paris – grupos extremistas que simula combater. Qual o papel da Rússia. Por que candidatura presidencial de Bernie Sanders importa A “guerra ao terror” agora se transformou em uma implacável campanha bélica global. Enquanto isso, as verdadeiras causas do surgimento e da expansão … Continue lendo »
O ridículo golpe de Estado da Turquia em 17 reflexões

O ridículo golpe de Estado da Turquia em 17 reflexões

NAZANÍN ARMANIAN – A partir da escassa informação disponível sobre os acontecimentos de 15 de julho, ocorrem-me as seguintes ideias: 1. Embora o regime de Recep Tayyip Erdogan seja capaz de cometer um atentado de bandeira falsa (tinha planejado destruir o mausoléu de Sha Solimán, fundador da dinastia otomana situado na Síria, e lançar um … Continue lendo »
Escola sem partido?

Escola sem partido?

FREI BETTO – Nada mais tendencioso do que o Movimento Escola Sem Partido. Basta dizer que um de seus propagadores é o ator de filmes pornô Alexandre Frota. O movimento acusa as escolas de abrir espaços a professores esquerdistas que doutrinam ideologicamente os alunos. Uma das falácias da direita é professar a ideologia de que … Continue lendo »
Projeto Escola sem Partido é mais autoritário que currículo educacional da ditadura

Projeto Escola sem Partido é mais autoritário que currículo educacional da ditadura

Rodrigo Gomes – Para professor, em vez de disciplinas, o projeto está criando uma ideologia que propõe voltar a cultivar valores nacionalistas O projeto Escola sem Partido, que alega combater a doutrinação de esquerda nas escolas e defender uma educação supostamente neutra, tem um viés mais autoritário que o currículo educacional desenvolvido durante a ditadura (1964-1985), … Continue lendo »
Christian Dunker: “Falta ao brasileiro a verdadeira tristeza”

Christian Dunker: “Falta ao brasileiro a verdadeira tristeza”

SÉRGIO GARCIA – O psicanalista afirma que o neoliberalismo cria sofrimento e ensina o indivíduo a administrá-lo para gerar mais produtividade Ao lado da argentina radicada no Rio de Janeiro Paula Sibilia, o psicanalista brasileiro Christian Dunker participou de uma das palestras que mais repercutiram nesta 14ª edição da Flip. Eles criticaram a espetacularização da … Continue lendo »
Rumo a uma Era da Desintegração?

Rumo a uma Era da Desintegração?

Patrick Cockburn – No Oriente Médio, Estados independentes desmoronam. Guerras, políticas neoliberais e desigualdade extrema aceleram o processo. Mas e se o fenômeno tornar-se global? Vivemos numa era de desintegração. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que no Oriente Médio e na África. De lado a lado da vasta faixa de território entre … Continue lendo »
55 projetos que ameaçam seus direitos

55 projetos que ameaçam seus direitos

Federação dos Trabalhadores do Ramo Químicos da CUT – Veja a relação das 55 ameaças à direitos que estão tramitando no parlamento: 1. Regulamentação da terceirização sem limite permitindo a precarização das relações de trabalho (PL 4302/1998 – Câmara, PLC 30/2015 – Senado, PLS 87/2010 – Senado); 2. Redução da idade para início da atividade … Continue lendo »
O Brasil que mata seu futuro a bala

O Brasil que mata seu futuro a bala

GIL ALESSI – Número de vítimas de homicídio entre 1 e 19 anos cresce 475% em 23 anos. Negros são mais atingidos A cada 24 horas, 29 crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos de idade são assassinados no Brasil, uma sala de aula inteira morta por dia. A grande maioria das vítimas é … Continue lendo »
Gaza começa a sair do sufoco

Gaza começa a sair do sufoco

LUIZ EÇA – Durante nove anos, Israel fechou Gaza para o mundo, bloqueando o estreito por terra, mar e ar. Em três guerras, a aviação e as forças blindadas israelenses destruíram hospitais, escolas, fábricas, casas de comércio, usinas elétricas, redes de água e dezenas de milhares de casas. Especialmente depois da última guerra, países europeus e … Continue lendo »
Desemprego hoje

Desemprego hoje

Clemente Ganz Lúcio – As estatísticas sobre emprego e salários continuam a revelar a dramaticidade dos impactos da crise econômica sobre a vida de milhões de brasileiros. Altas taxas de desemprego, que cresceram em ritmo alucinante, aumento da informalidade e da precarização das condições de trabalho, queda dos salários e da massa salarial. Segundo a PnadC … Continue lendo »