Volta atrás

Volta atrás

WAGNER IGLECIAS – A reprimarização da economia na América Latina A soja avança. Fronteira agrícola passa por Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil A história oficial nos ensina que a América Latina foi descoberta em 1492, quando Cristóvão Colombo chegou às Antilhas. Mas há controvérsias se os contatos entre europeus e os povos do Novo Mundo não … Continue lendo »
BRICS: a busca por um novo paradigma financeiro internacional

BRICS: a busca por um novo paradigma financeiro internacional

Mario E. Burkun – A necessidade de enfrentar a crise internacional tem que ser uma premissa de transformações estruturais e não simples mutações de curto prazo. A necessidade de poder afrontar, conjuntamente, as oscilações das fugas de liquidez em dólares e em euros durante o processo de globalização que estamos vivendo obriga economistas e políticos a … Continue lendo »
Jacob Gorender e o caráter da Ditadura Militar de 1964-85

Jacob Gorender e o caráter da Ditadura Militar de 1964-85

MÁRIO MAESTRI  - Combate nas trevas: a esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta armada, de Jacob Gorender, foi lançado em 1987 pela Editora Ática, dois anos após a entrega da presidência pelo último ditador. Compreende-se seu rápido e enorme sucesso. Por primeira vez, realizava-se interpretação estrutural sintética do golpe militar de 1964 e, o … Continue lendo »
Fechar clínicas é enxugar gelo. Só a ampliação do direito ao aborto resolve

Fechar clínicas é enxugar gelo. Só a ampliação do direito ao aborto resolve

Leonardo Sakamoto – Mais de 50 pessoas foram detidas, nesta terça (14), suspeitas de envolvimento com clínicas clandestinas de aborto, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. A quadrilha, que envolvia médicos (reais e falsos), policiais, advogados e militares, cobrava até R$ 7,5 mil por procedimento, de acordo com reportagem do UOL. É fácil encontrar clínicas … Continue lendo »
Alemanha em debandada

Alemanha em debandada

Gilles Lapouge – Só nos faltava essa! A Alemanha, a maravilha da Europa, a laboriosa, virtuosa e eficiente Alemanha, que empurra com bravura a Europa que segue atrás dela, além de repreender Grécia, Itália e França, eis que ela também tem uma “queda em parafuso”. No segundo trimestre do ano, a Alemanha viu seu Produto … Continue lendo »
Por que Evo ganhou?

Por que Evo ganhou?

ATILIO BORON – A vitória esmagadora de Evo Morales tem uma explicação muito simples: ganhou porque seu governo foi, sem dúvida alguma, o melhor da conturbada história da Bolívia. “Melhor” significa, claro, que realizou a grande promessa, tantas vezes não cumprida, de toda democracia: garantir o bem estar material e espiritual das grandes maiorias nacionais, … Continue lendo »
O passado remoto de um grande rio

O passado remoto de um grande rio

IGOR ZOLNERKEVIC  – Erosão dos Andes pode ter unido antigas bacias hidrográficas e formado o Amazonas O debate sobre a origem do rio Amazonas continua tão vasto quanto o próprio rio, o maior do mundo, com 7 mil quilômetros (km) de extensão e 20 km de largura na altura de Manaus. Depois de uma equipe … Continue lendo »
Tachinhas e privilégios

Tachinhas e privilégios

RENATO JANINE RIBEIRO – A defesa ilegal do status quo assusta – mesmo que se limite a jogar preguinhos nas ciclovias de São Paulo Luz e sombra. Está em jogo o que queremos de nossas cidades Temos dois modos de comentar o que acontece na cidade e na sociedade. Um deles é macro: lemos estatísticas, procuramos … Continue lendo »
As camponesas que dizem não aos transgênicos

As camponesas que dizem não aos transgênicos

SILVIO ANUNCIAÇÃO – Argentinas e brasileiras são protagonistas de frentes de resistência ao modelo de agricultura industrial. Elas se autodescrevem como camponesas. São agricultoras, meeiras, sem-terra, boias-frias, assentadas, extrativistas… Em sua maioria, índias, negras e descendentes de europeus. Para a jornalista e pesquisadora da Unicamp Márcia Maria Tait Lima, que estudou este grupo de mulheres no Brasil … Continue lendo »
A Internacional do Capital Financeiro

A Internacional do Capital Financeiro

Tarso Genro – Diferentemente das crises clássicas do capitalismo, a atual se diferencia por encontrar o capital com um grau organização mais complexo e sofisticado. A revista Forbes publicou em maio deste ano que 5% do PIB brasileiro está nas mãos de quinze ilustres famílias, que detém um patrimônio de 269 bilhões de reais. Thomas Piketty, … Continue lendo »
Facebook e Apple oferecem congelamento de óvulos para funcionárias

Facebook e Apple oferecem congelamento de óvulos para funcionárias

Rosa Jiménez Cano – Adiar a maternidade tem um prêmio. Facebook e Apple, duas gigantes tecnológicas, foram um passo além dos habituais incentivos para funcionários no Vale do Silício. Às bebidas e comidas grátis feitas por chefs renomados, às happy hours na sexta-feira, às salas de jogos ou aos bônus econômicos, soma-se uma quantia em dinheiro … Continue lendo »