Ao passado, ao trabalho

Ao passado, ao trabalho

Carla Rodrigues – Em tempos de vozes monocórdias e conversas monotemáticas, voltar ao passado ou trazer o que há de passado no tempo presente pode ser, no mínimo, um alívio ao mal-estar, senão da civilização, pelo menos da polarização. Rememorar foi o que fez o filósofo alemão Walter Benjamin quando escreveu Infância Berlinense – 1900, no … Continue lendo »
Quem paga o pacto?

Quem paga o pacto?

Laura Carvalho – O presidente interino, Michel Temer, ao comunicar o afastamento de Romero Jucá do seu ministério, registrou “o trabalho competente e a dedicação do ministro Jucá no correto diagnóstico de nossa crise financeira e na excepcional formulação de medidas (…) para a correção do deficit fiscal e da retomada do crescimento da economia”. O … Continue lendo »
Com Abbas, a Palestina independente não é possível

Com Abbas, a Palestina independente não é possível

LUIZ EÇA – O chefe da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, está pondo todas as suas fichas na proposta para o problema da Palestina que a França apresentará na reunião da ONU em setembro. Não sabemos todos os detalhes, mas o principal é conferir à comunidade internacional papel básico para definir as linhas gerais do acordo, numa … Continue lendo »
A volta da classe do privilégio

A volta da classe do privilégio

Leonardo Boff – A classe do privilégio aproveitou a oportunidade para agravar a crise econômica e, pela porta dos fundos, chegar ao Planalto. O principal problema brasileiro que atravessa toda nossa história é a monumental desigualdade social que reduz grande parte da população à condição de ralé. Os dados são estarrecedores. Segundo Marcio Pochman e … Continue lendo »
Xadrez do governo Frankenstein

Xadrez do governo Frankenstein

Luis Nassif – O agrupamento que derrubou Dilma Rousseff é um corpo formado de vários pedaços distintos e sem um cérebro para comandá-los. Cada ministro nomeado pretende reeditar os gritos de guerra da Câmara, ganhar visibilidade à custa de qualquer patacoada e oferecer a conquista a seus padrinhos econômicos. O presidencialismo condominial O agrupamento que derrubou … Continue lendo »
O paraíso dos super-ricos

O paraíso dos super-ricos

Sérgio Wulff Gobetti e Rodrigo Octávio Orair– Dados revelam que o Brasil é um país de extrema desigualdade e também um paraíso tributário para os super-ricos, que combina baixo nível de tributação sobre aplicações financeiras, uma das mais elevadas taxas de juros do mundo e uma prática pouco comum de isentar a distribuição de dividendos de … Continue lendo »
Ajuste fiscal, eficiência e pisos em Saúde e Educação

Ajuste fiscal, eficiência e pisos em Saúde e Educação

ÉLIDA GRAZIANE PINTO E FRANCISCO FUNCIA – Há em curso no país o debate de uma falsa solução para a crise fiscal e para a presumida ineficiência do gasto público, qual seja, a revisão das vinculações orçamentárias que garantem gastos mínimos em saúde e educação. No editorial “Um orçamento minado”, publicado no último 10/05, o Estadão … Continue lendo »