Classe média dos Estados Unidos cai a níveis de 30 anos atrás

Classe média dos Estados Unidos cai a níveis de 30 anos atrás

ANTONIO MAQUEDA – FMI destaca a desigualdade nos EUA e pede à França medidas para reduzir o déficit e criar emprego O Fundo Monetário Internacional continua com seu trabalho de Grilo Falante dos assuntos econômicos. E agora é a vez dos Estados Unidos e da França. Sobre a economia norte-americana, o Fundo alerta sobre “perniciosas tendências seculares … Continue lendo »
O conto do “capitalismo compassivo”

O conto do “capitalismo compassivo”

Evgeny Morozov – Marc Benioff, executivo-chefe da Salesforce e autor de “Compassionate Capitalism” — que ensina grandes corporações a “fazer o bem e se dar bem” Depois de fingirem-se de “verdes”, grandes corporações apresentam-se como promotoras do ativismo digital “humanitário”. Que desejam? Quais os riscos? Há mais de um ano, saúda-se a tecnologia digital como panaceia … Continue lendo »
Rigor seletivo

Rigor seletivo

Laura Carvalho – Em Staff Note do FMI intitulado “Accounting Devices and Fiscal Illusions”, de 2012, o autor divide em quatro categorias os artifícios que têm sido usados nos diversos países para cumprir metas fiscais de curto prazo às custas de uma piora futura no orçamento. A primeira consiste na geração de receitas que elevam gastos … Continue lendo »
Estados Unidos: resistir à onda policialesca

Estados Unidos: resistir à onda policialesca

NICOLE COLSON – A morte de dois homens negros pelas mãos da polícia – Alton Sterling em Baton Rouge, Louisiania, e Philando Castile em Falcon Heights, Minnesota – horrorizou o mundo e manifestantes saíram às ruas em grande número em todo o país para proclamar que as vidas negras também têm valor. Com a mesma rapidez, … Continue lendo »
Mais de 90% dos inscritos no Bolsa Família são mulheres

Mais de 90% dos inscritos no Bolsa Família são mulheres

Mariana Pitasse – Programa social desperta discussão sobre igualdade de gênero Hoje o benefício chega a 13,9 milhões de famílias, atingindo quase um quarto da população brasileira O Bolsa Família foi responsável por tirar cerca de 36 milhões de pessoas da linha da pobreza desde 2003.  Hoje o benefício chega a 13,9 milhões de famílias, … Continue lendo »
Escracho

Escracho

ELEONORA DE LUCENA – A elite brasileira está dando um tiro no pé. Embarca na canoa do retrocesso social, dá as mãos a grupos fossilizados de oligarquias regionais, submete-se a interesses externos, abandona qualquer esboço de projeto para o país. Não é a primeira vez. No século 19, ficou atolada na escravidão, adiando avanços. No século … Continue lendo »
Novo alerta sobre as bactérias “invencíveis”

Novo alerta sobre as bactérias “invencíveis”

Martin Khor – Administração “preventiva” de antibióticos em animais saudáveis é uma das práticas irresponsáveis que propiciam o surgimento de superbactérias. Sede de lucros pode privar humanidade de medicamentos que, segundo alguns cálculos, aumentaram expectativa média de vida em vinte anos Mutações genéticas podem tornar ineficazes até mesmo os antibióticos de “último recurso”. Por que o … Continue lendo »
Um Nuremberg para Bush e Tony Blair

Um Nuremberg para Bush e Tony Blair

ROBERT FISK – Acho que um julgamento em Nuremberg seria a melhor forma para analisar as minúcias dos crimes Blair-Bush que todos os britânicos cometemos ao ir à guerra no Oriente Médio. Causamos a morte de mais de meio milhão de pessoas, a maioria das quais muçulmanos, tão completamente inocentes quanto Blair foi culpado. Uma … Continue lendo »
Anatomia de um golpe fracassado

Anatomia de um golpe fracassado

DAVID BARCHARD – Ser acordado à meia noite por notícias de uma tentativa de golpe era provavelmente a última coisa que alguém poderia esperar na Turquia, numa sexta-feira. Sim, concorda-se em geral que o país está em situação política delicada, enfrentando desafios armados do Daesh (Estado Islâmico), dos militantes curdos e, segundo o governo, de … Continue lendo »