Treze teses sobre a catástrofe ecológica iminente

Treze teses sobre a catástrofe ecológica iminente

Michael Lowy – A catástrofe (ecológica) iminente e os meios (revolucionários) de evitá-la. Com menos de dois metros de elevação do nível do mar vastas regiões de Bangladesh, Índia e Tailândia, bem como das principais cidades da civilização humana – Hong Kong, Calcutá, Veneza, Amsterdam, Xangai, Londres, Nova Iorque, Rio de Janeiro – desaparecerão debaixo … Continue lendo »
Guerras a distância. Guerras “Low cost”

Guerras a distância. Guerras “Low cost”

Tica Font – Em 3 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos autorizou que drones armados lançassem um míssil para acabar com a vida do general iraniano Qasem Soleimani, quando saía do aeroporto em Bagdá (capital do Iraque). Soleimani estava acompanhado, entre outros, por Al Mohandes (que em 1983 atentou contra a embaixada dos Estados Unidos no Kuwait). Não sabemos quantas vítimas houve neste ataque … Continue lendo »
O Bolsonarismo, as milícias e a pós-verdade

O Bolsonarismo, as milícias e a pós-verdade

Tânia Maria Saraiva de Oliveira – Bolsonaros apostam no esquecimento coletivo de que nunca colocaram em dúvida a palavra de policiais “As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras” Friedrich Nietzsche Ouça o áudio: O termo “pós-verdade”, com a definição usada na última década, sobretudo na eleição de Donald Trump e o processo do … Continue lendo »
‘O governo declarou guerra aos índios’

‘O governo declarou guerra aos índios’

Bernardo Mello Franco e Fernanda Godoy – Em entrevista ao GLOBO, antropólogo diz que Bolsonaro tem ‘obsessão primitiva’ com exploração de terras indígenas. Para ele, missionários buscam ‘desconectar’ povos de sua cultura. O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro avalia que a escalada do desmatamento e a pressão sobre povos indígenas piorou após a eleição de Jair … Continue lendo »
A empregada de Guedes e a cozinheira de Lênin

A empregada de Guedes e a cozinheira de Lênin

Antonio Martins – Quatro pontos para examinar a política econômica oficial, entender por que o ministro mente, quando diz que o dólar alto garante a indústria forte, e começar a formular alternativas reais para proteger a produção brasileira. No Brasil do terraplanismo e dos ministros semialfabetizados, até os recalques viram pretensa ciência. Na quarta-feira, Paulo Guedes … Continue lendo »
Saskia Sassen e as cidades

Saskia Sassen e as cidades

Analisando a situação de diversas capitais ao redor do mundo, a socióloga holandesa Saskia Sassen fala sobre a complexa questão da administração de áreas rurais e urbanas em grandes cidades, e da concentração das estruturas de serviços e lazer nas regiões centrais. Ela destaca a importância das estruturas urbanas e da projeção de cidades com … Continue lendo »
O capitalismo deu certo e o socialismo é um fracasso? A história nos ajuda a responder

O capitalismo deu certo e o socialismo é um fracasso? A história nos ajuda a responder

Eduardo Migowski – Desde a queda da URSS o Capitalismo segue triunfante e  impondo sua hegemonia, mas será que isso o torna algo bom e o socialismo algo que deve ser esquecido? Para ter uma resposta é necessário entender a origem do Socialismo, bem como as mudanças que provocou no mundo, inclusive no próprio Capitalismo. “A causa a … Continue lendo »
Perdas internacionais

Perdas internacionais

Leda Maria Paulani – A prática de cobrir déficits com poupança externa custou-nos a desindustrialização precoce, com direito a desacoplagem tecnológica e redução da produtividade do trabalho, dentre tantos males. Recentemente, o Banco Central divulgou o resultado das contas externas brasileiras de 2019: déficit em transações correntes de US$ 50,7 bilhões de dólares, o maior dos … Continue lendo »
O significado da vida em um mundo sem trabalho

O significado da vida em um mundo sem trabalho

Yuval Noah Harari – Como a tecnologia torna os trabalhos obsoletos, o que nos manterá ocupados? O autor de Sapiens, Yuval Noah Harari, examina “a classe desocupada” e uma nova tentativa de propósito A maioria dos empregos que existem hoje pode desaparecer dentro de décadas. À medida que a inteligência artificial supera os seres humanos em … Continue lendo »
A farsa do século

A farsa do século

Luiz Eça – Nestes seus dois anos de governo, Trump nunca deixou de surpreender com posturas normalmente injustas, absurdas e, em geral, ilegais. Desta vez ele foi muito além do que se poderia prever de negativo. O “acordo do século” não passa de uma farsa trágica, criada para atender unilateralmente a Israel, de forma escandalosa, … Continue lendo »