Para compreender a blindagem de Alckmin

Para compreender a blindagem de Alckmin

Antonio Martins – Na surdina, SP aprovou seu Código (Anti-)Florestal. Nem esquerda, nem sociedade civil mobilizaram-se. Episódio revela vazio político em que surfam conservadores paulistas Curiosos (e reveladores) são os meandros da política. Em 2012, a aprovação de um novo Código Florestal brasileiro provocou intenso debate entre setores da sociedade brasileira. A tramitação, no Congresso Nacional, arrastou-se por … Continue lendo »
Boas escolas formam “chatos”. Escolas ruins produzem engrenagens

Boas escolas formam “chatos”. Escolas ruins produzem engrenagens

Leonardo Sakamoto - Uma educação imposta de cima para baixo, desconsiderando as características próprias de cada realidade local, que ignore demandas profissionalizantes e seja tocada por professores mal tratados pode mudar a vida de um povo? Demorei para comentar o anúncio da prefeitura do Rio de Janeiro, que utilizou uma linha de montagem pata falar da … Continue lendo »
O universo dos mitos

O universo dos mitos

Fernanda Teixeira Ribeiro - Com reproduções detalhadas de obras de arte e objetos arqueológicos, livro traz apanhado de mitologias e símbolos de várias culturas ancestrais Sigmund Freud usou a mitologia grega para dar nome a um conceito essencial da psicanálise. O termo “complexo de Édipo”, referente aos sentimentos de afeto e hostilidade em relação aos … Continue lendo »
Como se desperta o pior que há em nós

Como se desperta o pior que há em nós

Paul Verhaeghe – Sociedades meritocráticas de mercado corroem autoestima. Estimulam, como defesa, superficialidade, oportunismo e mesquinhez. Tornam-nos “livres” porém impotentes. Saberemos reagir? Psicanalista belga relaciona competição selvagem, que marca capitalismo pós-moderno, com comportamentos antiéticos dos “vencedores” e frustração da imensa maioria. “Sejamos desgarrados”, ele sugere. Temos a tendência de enxergar nossas identidades como estáveis e … Continue lendo »

Emoções negativas influem no consumo de alimento energético

Rosemeire Soares Talamone - Sentimentos como como angustia e tristeza levam ao consumo de alimentos energéticos Problemas comuns do cotidiano como questões financeiras, discussões com o cônjuge, traição, preocupações com os filhos e até morte na família e violência doméstica, levam a emoções negativas como angustia, tristeza, ansiedade e, mais que isso, podem levar mulheres a aumentarem significativamente … Continue lendo »
Tortura: a culpa dos EUA

Tortura: a culpa dos EUA

Le Monde - Já se sabia quase tudo. Sabia-se que a CIA havia praticado tortura para identificar e depois desmantelar a rede da Al Qaeda diretamente responsável pelos atentados do 11 de setembro de 2001 (2.992 mortos). Sabia-se que uma autorização expressa havia sido dada no nível mais alto do Estado, como no departamento de … Continue lendo »
Como os bandeirantes paulistas destruíram o Quilombo dos Palmares e mataram Zumbi

Como os bandeirantes paulistas destruíram o Quilombo dos Palmares e mataram Zumbi

Cynara Menezes - Em seu afã de continuar a escrever a história sob a ótica dos vencedores, autores de direita têm se notabilizado por divulgar que no Quilombo dos Palmares também havia negros escravizados. Uma “descoberta” que não chega nem a ser novidade: já aparece no clássico O Quilombo dos Palmares, do baiano Edison Carneiro … Continue lendo »
CNV: Sistema da Volkswagen para vigiar funcionários na ditadura foi criado por criminoso nazista

CNV: Sistema da Volkswagen para vigiar funcionários na ditadura foi criado por criminoso nazista

Felipe Amorim e Rodolfo Machado – Em constante contato com o Dops paulista, aparelho de segurança interna da multinacional foi montado por Franz Paul Stangl, chefe do campo de extermínio de Treblinka durante o nazismo, diz relatório final da comissão Franz Paul Stangl, conhecido criminoso nazista que havia fugido para o Brasil após o fim da … Continue lendo »
Comissão da Verdade pede a revisão da Lei da Anistia

Comissão da Verdade pede a revisão da Lei da Anistia

José Antonio Lima - Em seu relatório final, a CNV afirma que a autoanistia promovida pelo regime ditatorial brasileiro é ilegal diante da legislação internacional Baixe os arquivos do relatório final da “Comissão da Verdade”. Volume I, parte I Volume I, parte II Volume II A sociedade desejava uma anistia diferente da aprovada pelo Congresso comandado pela … Continue lendo »
‘Islamofobia virou ideologia rotineira na França’, analisa autor de livro sobre muçulmanos

‘Islamofobia virou ideologia rotineira na França’, analisa autor de livro sobre muçulmanos

Lamia Oualalou – Crescimento da extrema-direita tem outros motivos além da crise econômica, diz Edwy Plenel, que lamenta dificuldade francesa com a pluralidade Qual é hoje o principal problema da França? A dificuldade de adaptar o bem-sucedido modelo socioeconômico do Estado Providência à crise econômica e ao envelhecimento da população? A crise política na nação que … Continue lendo »
O aumento da desigualdade coloca em xeque o desenvolvimento econômico de 34 países

O aumento da desigualdade coloca em xeque o desenvolvimento econômico de 34 países

DW - A desigualdade entre ricos e pobres alcançou seu maior nível em 30 anos, em uma série de países. Essa tendência tem prejudicado o crescimento econômico, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que divulgou o novo relatório envolvendo seus 34 países-membros nesta terça-feira (09/12), em Berlim e Paris. “Hoje, os … Continue lendo »
Um movimento genuíno pela mudança social

Um movimento genuíno pela mudança social

Noam Chomsky – Os intelectuais devem ajudar a neutralizar as fortes tendências de centralização dos movimentos, que estão enraizadas, mas não são inescapáveis. “A guerra é a saúde do Estado”, afirmou o crítico social Randolph Bourne em um ensaio clássico, quando os EUA entraram na Primeira Guerra Mundial: “Ela automaticamente coloca em movimento, em toda a … Continue lendo »
Bolsonaro somos nós

Bolsonaro somos nós

Luiz Fernando Vianna – Se uma abjeção como o deputado federal Jair Bolsonaro fosse um caso isolado, bastaria ignorá-lo. Mas ele vomita as convicções de muitos Bolsonaros. Achamos que tudo aqui termina em suaves consensos. Minimizamos a escravidão e continuamos racistas. Legitimamos as ditaduras e permanecemos entusiastas das torturas cometidas diariamente no país. Ao defender … Continue lendo »
Berlusconização da política

Berlusconização da política

PERRY ANDERSON - Corrupção, espetáculo, manipulação do sistema eleitoral e outros ingredientes da crise democrática na Europa A Europa está doente. Nem sempre é fácil determinar o grau de gravidade e o motivo dessa doença. Mas existem três sintomas claramente visíveis e relacionados entre si. O primeiro, e mais conhecido, é a tendência de degeneração … Continue lendo »
Relatos selvagens

Relatos selvagens

Matheus Pichonelli – Descrentes nos deuses e nos homens, os personagens têm algo em comum: são incapazes de evitar que as tragédias humanas se transformem em hecatombes Enfim fui assistir Relatos Selvagens, filme de Damián Szifronque levou 3 milhões de espectadores aos cinemas da Argentina e se tornou assunto de três em cada três rodas … Continue lendo »