São Paulo é tudo de bom. Se você mora dentro dos muros do castelo, claro

São Paulo é tudo de bom. Se você mora dentro dos muros do castelo, claro

Leonardo Sakamoto – São Paulo, ao longo dos séculos, foi se aprimorando na arquitetura e no urbanismo da exclusão. Sei que falar sobre isso irrita os adeptos do “paulistanismo”, o nacionalismo paulistano, que evoca como heróis os bizarros bandeirantes. Mas temos sido cúmplices no silêncio que, tolamente, considera que uma cidade é um conjunto de espaços … Continue lendo »
Krugman: políticas atuais agravarão a crise

Krugman: políticas atuais agravarão a crise

Paul Krugman – Não culpe a China por novos terremotos financeiros. Fragilidade da economia global tem causas profundas. Resposta convencional – cortar gastos públicos e elevar juros – é a pior possível Que está causando as quedas abruptas das bolsas de valores? O que elas significam para o futuro? Ninguém tem muitas respostas. Tentativas de explicar … Continue lendo »
AS “JORNADAS DE JUNHO” E SUAS INFLUÊNCIAS NA POLÍTICA DE TRANSPORTES EM SÃO PAULO

AS “JORNADAS DE JUNHO” E SUAS INFLUÊNCIAS NA POLÍTICA DE TRANSPORTES EM SÃO PAULO

Oliver Cauã Cauê França Scarcelli e Rodolfo Pereira Medeiros – Após a onda de protestos que exigia a revogação do aumento das tarifas do transporte público em São Paulo, de vinte centavos, começou também uma série de manifestações que extrapolaram esta pauta. Assim, reivindicações ligadas a outros setores de serviços públicos como, por exemplo, educação e … Continue lendo »
Economista propõe fim do conceito de ‘emergentes’

Economista propõe fim do conceito de ‘emergentes’

BBC BRASIL – A classificação que agrupa países como “desenvolvidos” e “emergentes” está ultrapassada? E quando um país finalmente deixa de ser emergente? Para alguns economistas, esta avaliação não é só antiga como é simplista demais. Peter Marber, chefe de investimento para mercados emergentes da consultoria Loomis, Sayles & Company, criou uma nova avaliação, que … Continue lendo »
Pacto à brasileira

Pacto à brasileira

André Singer – Sinal de sociedade e política pouco desenvolvidas, os movimentos para possível acordo em torno da crise desenrolam-se nos bastidores, de maneira pouco visível. Aqui e ali aparecem manifestos criptografados. Mas algo se move. O nevoeiro no qual se mexem os agentes decisórios favorece a irresponsabilidade. Não apenas no que diz respeito ao presente, … Continue lendo »
Silêncios ruidosos

Silêncios ruidosos

Boaventura de Sousa Santos – O Estado burocrático, impessoal, não se deixa impressionar por dramas pessoais, individuais. Quanto mais autoritárias e injustas mais as sociedades recorrem ao silêncio e ao silenciamento para gerir os conflitos sociais. Há silêncios conjunturais, que decorrem das estratégias das elites políticas nacionais e suas aliadas transnacionais, e silêncios estruturais que abafam … Continue lendo »
Cuba encara seu maior desafio

Cuba encara seu maior desafio

Janette Habel – Em três anos, Raul Castro deixará o poder. Qual o futuro da ilha, em meio a promessa de mudança constitucional, reformas econômicas e reatamento com EUA? Em 2018 Raul Castro, que terá 87 anos, não vai assumir novo mandato presidencial. Em três anos, portanto, a geração de Sierra Maestra terá deixado o poder. Três anos … Continue lendo »