A lição de Stanley Milgram

A lição de Stanley Milgram

Thomaz Wood Jr. — Um filme retrata a obra do psicólogo sobre os mecanismos tortuosos de obediência à autoridade Peter Sarsgaard como Stanley Milgram O filme Experimenter, de 2015, escrito e dirigido por Michael Almereyda, retrata a vida do psicólogo social norte-americano Stanley Milgram, famoso pelo experimento que leva seu nome. Peter Sarsgaard interpreta o … Continue lendo »
Eles querem uma nova polícia

Eles querem uma nova polícia

Luiza Sansão – “A instituição da qual fazemos parte é assassina”, afirma o investigador Denilson Neves. Conheça ele e outros policiais que encampam a luta pelos direitos humanos dentro das corporações Na contramão do pensamento hegemônico das polícias, que legitima práticas criminosas, policiais que são ativistas em direitos humanos lutam, de dentro das corporações, por uma reestruturação … Continue lendo »
Aumentam os atritos e críticas entre EUA e Israel

Aumentam os atritos e críticas entre EUA e Israel

LUIZ EÇA – Durante a maior parte do governo de Obama, ele e Netanyahu discutiram várias vezes, ficando claro que os dois não se bicavam. No frigir dos ovos, porém, os EUA mantiveram sua política de apoio total a Israel. Críticas estadunidenses em questões essenciais como os assentamentos, Jerusalém Oriental, os excessos na guerra de … Continue lendo »
Ilusões progressistas devoradas pela crise

Ilusões progressistas devoradas pela crise

Jorge Beinstein – A conjuntura global é marcada por uma crise deflacionária motorizada pela grandes potências. A queda dos preços das commodities, cujo aspecto mais saliente foi, desde meados de 2014, o das cotações de petróleo, revela o desinchar da procura internacional enquanto ao mesmo tempo estanca-se a onda financeira, muleta estratégica do sistema durante … Continue lendo »
Žižek: Os Panama Papers e a corrupção legalizada

Žižek: Os Panama Papers e a corrupção legalizada

Slavoj Žižek – Ou, “Por que o cachorro lambe suas bolas?” A única coisa verdadeiramente surpreendente do episódio dos “Panama Papers” é que sua revelação não trouxe nada de surpreendente: não aprendemos exatamente o que esperávamos aprender? Mas, é claro, uma coisa é saber de forma geral, outra é ter dados concretos do que se passava. … Continue lendo »
Nalini, um secretário para quem Educação não é dever do Estado

Nalini, um secretário para quem Educação não é dever do Estado

CÍNTHIA GALELLI E DOUGLAS DE OLIVEIRA – Qualquer representante público que não tenha a Educação como cláusula pétrea já seria motivo de preocupação. Mas quando o próprio secretário a ‘esquece’ temos um problema político a ser refletido É questionável que Alckmin tenha escolhido alguém com tal perfil para assumir a pasta que fora estremecida por … Continue lendo »
Harvey: A univesidade como espaço de luta

Harvey: A univesidade como espaço de luta

Philip Stalhandske – Entrevista especial com David Harvey Philip Stalhandske, do jornal sueco Lundagård, entrevistou David Harvey durante sua recente visita à Universidade de Lund. Um Harvey decepcionado pela falta de um movimento estudantil radical: “Acho que os estudantes têm que se auto-organizar”. David Harvey descreve o segundo volume d’O capital de Karl Marx como … Continue lendo »
O mapa-múndi poderia estar de cabeça para baixo?

O mapa-múndi poderia estar de cabeça para baixo?

DIOGO BERCITO – Poder, tudo pode. Mas a pergunta tem um quê de filosofia, e costuma circular nas listas de não sei quantos mapas que vão te surpreender (como estes compilados pelo espanhol “El Confidencial”). Nós estamos habituados a ver a América do Norte, bem, no norte, e a do Sul, no sul –mas essa representação não … Continue lendo »
Número de suicídios nos Estados Unidos é o mais alto em 30 anos

Número de suicídios nos Estados Unidos é o mais alto em 30 anos

SABRINA TAVERNISE – De acordo com uma análise de dados federais, o suicídio nos Estados Unidos subiu para seu nível mais elevado em quase 30 anos, e sua incidência cresceu entre todas as faixas etárias exceto os adultos mais velhos. O crescimento foi especialmente pronunciado entre as mulheres. Também foi substancial entre os norte-americanos de meia-idade, … Continue lendo »