Sociedade é quem legitima que polícia puxe o gatilho

Sociedade é quem legitima que polícia puxe o gatilho

Ivan Marques e Carolina Ricardo – Na última terça-feira, dia 23, uma perseguição policial de dois indivíduos numa moto por viaturas da Rocam, tropa da Polícia Militar que utiliza motocicletas, foi transmitida ao vivo pela TV Record e pela TV Bandeirantes. O desfecho desta atração televisiva foi de dois homens, os perseguidos, baleados por um policial militar, … Continue lendo »
Grécia: começa a semana decisiva

Grécia: começa a semana decisiva

Antonio Martins – Manifestação em Atenas contra a “troika”. Inspirada no antigo regime soviético, denominação é apelido dado à União Europeia, Banco Central Europeu e Comissão Europeia — instituições que impõe ao Velho Continente políticas de “austeridade” Que está em jogo, hoje, na reunião de emergência convocada para tentar debelar a crise. A chantagem dos conservadores, … Continue lendo »
O ódio a Jô Soares e a educação dos sentimentos

O ódio a Jô Soares e a educação dos sentimentos

Marcelo Arantes – Durante anos, o Brasil esteve mergulhado na zona de conforto da tolerância aparente. O país do sincretismo religioso, onde reinavam a alegria, o carnaval e o futebol, parecia permitir que todos agissem como bem quisessem, desde que no final se fizesse um acordo e ninguém saísse no prejuízo. A ascensão dos partidos … Continue lendo »
David Harvey opina sobre renovação da esquerda

David Harvey opina sobre renovação da esquerda

Myke Watson – Para geógrafo britânico, grupos como Syriza e Podemos multiplicam alcance das “políticas do cotidiano” praticadas pela juventude anti-sistema Conhecido pela abordagem não convencional que introduziu no debate sobre o Direito à Cidade e por sua leitura heterodoxa da obra de Karl Marx, o geógrafo David Havey parece cada vez mais disposto a participar … Continue lendo »
Saída pela esquerda

Saída pela esquerda

CID BENJAMIN – A sociedade assiste a uma onda de conservadorismo sem precedentes desde a ditadura militar O quadro político passou por grandes transformações nos últimos seis meses. Para pior. O governo Dilma envelheceu precocemente. Ao descumprir as promessas de campanha, não encontra respaldo unânime sequer em seu partido, o PT. Neste, por sua vez, … Continue lendo »