Imunização racional

Imunização racional

LEE SIEGEL - Movimento antivacinação nos EUA tem a ver com rejeição a todo tipo de autoridade Meses antes de minha mulher dar à luz nosso primeiro filho, na primavera de 2006, me encontrei com um amigo para jantar no Brooklyn, o bairro onde minha mulher e eu estávamos morando. Ele era um escritor britânico a … Continue lendo »
Socialismo e igualitarismo

Socialismo e igualitarismo

Wladimir Pomar - Cláudio Katz tem razão em dizer que a “implosão da URSS” teve um “enorme impacto sobre o cenário internacional e a consciência política dos trabalhadores”. No entanto, exagera em supor que tal implosão “constituiu o principal acontecimento das últimas décadas”, caracterizando a centúria passada como “século curto”, limitado pelo “surgimento e desaparecimento … Continue lendo »
Reforma política: é preciso chacoalhar o Congresso

Reforma política: é preciso chacoalhar o Congresso

Isaías Dalle – Ana Cláudia Teixeira, pesquisadora premiada por seus estudos sobre mobilização popular, diz que o parlamento “finge que não é com ele” As dificuldades para fazer avançar a proposta de reforma política no Congresso Nacional continuam as mesmas de antes da posse dos novos parlamentares e da eleição de Eduardo Cunha para presidente … Continue lendo »
Coalizão por reforma política que seja democrática, com participação direta e cidadã

Coalizão por reforma política que seja democrática, com participação direta e cidadã

Mais de 100 entidades – entre elas, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e a Plataforma pela Reforma do Sistema Político – estão empenhadas em fazer com que o Congresso Nacional aprove o projeto de … Continue lendo »
Lágrimas no trabalho

Lágrimas no trabalho

Priscila Gorzoni - Um em cada cinco trabalhadores já foi diagnosticado com depressão. O abatimento no ambiente corporativo é um problema mundial. Saiba como evitar esse risco A depressão pode levar ao afastamento do cargo por mais de dois meses. Os homens demoram mais para voltar do que as mulheres. Quem já não sentiu uma tristeza … Continue lendo »
O bem comum foi enviado ao limbo

O bem comum foi enviado ao limbo

Leonardo Boff – As atuais discussões políticas no Brasil em meio a uma ameaçadora crise hídrica e energética se perdem nos interesses particulares de cada partido. Há uma tentativa articulada pelos grupos dominantes, por detrás dos quais se escondem grandes corporações nacionais e multinacionais, a mídia corporativa e, seguramente, a atuação dos serviços de segurança do … Continue lendo »
A crise socialista

A crise socialista

Wladimir Pomar - Cláudio Katz, no texto a que fizemos referência no comentário anterior, considera que a adesão massiva ao que chama “projeto de emancipação” começou a claudicar com o levante na Hungria, as tensões sino-soviéticas, a rebelião do Solidariedade na Polônia, o sufocamento da Primavera Tchecoeslovaca e o questionamento dos regimes vigentes no bloco … Continue lendo »
‘SwissLeaks': Estados perdem US$ 200 bi por ano com evasão fiscal, diz economista francês

‘SwissLeaks': Estados perdem US$ 200 bi por ano com evasão fiscal, diz economista francês

Lamia Oualalou – Gabriel Zucman, da London School of Economics, estuda como a evasão fortalece a desigualdade mundial; para ele, caso HSBC jogou luz sobre o tema A recente divulgação da lista de nomes de mais de 100 mil correntistas da filial do banco HSBC em Genebra sacudiu o noticiário político e econômico mundial. Rebatizadas de … Continue lendo »
CONSIDERAÇÕES SOBRE O MARXISMO OCIDENTAL – Perry Anderson

CONSIDERAÇÕES SOBRE O MARXISMO OCIDENTAL – Perry Anderson

Nos ensaios dos dois textos Considerações sobre o marxismo ocidental / Nas trilhas do materialismo histórico, Perry Anderson examina uma das mais fecundas vertentes do marxismo no século XX, aquela que ganhou o qualificativo de “ocidental”, a partir de um célebre ensaio de Maurice Meleau-Ponty, em 1995, em contraposição a um “marxismo soviético”. Longe de se … Continue lendo »
Notas sobre o socialismo

Notas sobre o socialismo

Wladimir Pomar – Claudio Katz, economista argentino e investigador do CONICET, publicou um texto com o interessante título de “Imaginários Socialistas”. Segundo ele, “o socialismo reapareceu na América Latina em quatro projetos de futuro”. Na Venezuela, adotando o “enunciado centenário” de “socialismo do século XXI”. Na Bolívia, assumindo o perfil singular de “socialismo comunitário”. Em Cuba, atualizando-se … Continue lendo »