A miséria do terror islâmico

A miséria do terror islâmico

Reginaldo Nasser – Nos EUA, desde 11/09/01, extremistas de extrema-direita mataram mais do que extremistas islâmicos. Veja outros dados que desmentem teorias sobre o Islã. O recente atentado terrorista em Paris, praticado por homens fortemente armados e determinados, trouxe, novamente à tona, a nefasta conexão entre terrorismo e islamismo. Tanto o terrorismo como a religião, no … Continue lendo »
Papa Francisco considera inaceitável para um cristão apoiar a pena de morte

Papa Francisco considera inaceitável para um cristão apoiar a pena de morte

Vaticano - O Papa Francisco dirigiu nesta quinta-feira um discurso a uma delegação da Associação Internacional de Direito Penal no qual condenou as execuções extrajudiciais e a pena de morte, medida usada inclusive por regimes totalitários para suprimir a dissidência e perseguir as minorias, e afirmou que o respeito à dignidade humana deve ser o … Continue lendo »
Mortos insepultos

Mortos insepultos

Frei Betto – Todo escritor se posta na janela da alma para observar o mundo. Não faz mais do que traduzir em palavras o que, para muitos, seria indizível. Cada autor possui seu próprio binóculo, sem que se possa compará-los. Machado de Assis enxergava por seu ceticismo crítico e Guimarães Rosa evocava a ruralidade ameaçada, qual … Continue lendo »
Je suis Pepone

Je suis Pepone

ARIEL DORFMAN – Por que na América Latina não se levantam milhares a declarar que são José Carrasco, Luis de Jesús Luna, Regina Martínez? Não obstante a distância da América Latina, o ataque terrorista contra o semanário Charlie Hebdo parece terrivelmente próximo e tristemente familiar. Não faz muito tempo aqui em Santiago do Chile, não longe … Continue lendo »
PT na estrutura do poder

PT na estrutura do poder

Francisco Foot Hardman- O Partido dos Trabalhadores, fundado em 1980 a partir de movimentos sociais diversos e de oposição à ditadura militar enfraquecida, porém vigente, com o sindicalismo à frente, mas também outros tantos movimentos como o da Teologia da Libertação, das comunidades eclesiais de base, de universitários, intelectuais, jornalistas e tantas outras forças, um … Continue lendo »
Os líderes da esquerda não ousam desafiar prioridades da elite. E isto é um perigo

Os líderes da esquerda não ousam desafiar prioridades da elite. E isto é um perigo

Paul Krugman - Em 2014, a crescente desigualdade nos países desenvolvidos recebeu finalmente a atenção devida quando O Capital no século XXI, de Thomas Piketty, se transformou em um inesperado (e merecido) sucesso de vendas. Os desconfiados habituais insistem em sua lucrativa negação, mas é evidente para todos os demais que a renda e a riqueza estão … Continue lendo »
Boko quem?

Boko quem?

SIOHBÁN O’GRADY - Líder nigeriano não só não age contra grupo extremista como nem sequer admite atentado Enquanto as atenções do mundo todo se concentravam em Paris, na semana passada, os militantes do Boko Haram destruíram a cidade de Baga e várias aldeias próximas, no norte da Nigéria, matando 2 mil pessoas e provocando o êxodo … Continue lendo »
Governo mexicano participou do ataque contra estudantes de Ayotzinapa

Governo mexicano participou do ataque contra estudantes de Ayotzinapa

Anabel Hernandez e Steve Fisher – Investigação jornalística desmente versão oficial e compromete o Exército e a Polícia Federal nas ações que levaram ao desaparecimento de 43 jovens. A versão oficial do governo mexicano é de que o prefeito de Iguala, José Luis Abarca (PRD), supostamente ligado à quadrilha Guerreros Unidos, havia ordenado o ataque … Continue lendo »