Baixo risco de uso político das forças de segurança

Baixo risco de uso político das forças de segurança

Thiago Guimarães (Alemanha) – A eficácia das forças de segurança pública se transformou no principal tema em debate na Alemanha desde a virada do ano, quando agressores cercaram, roubaram, assaltaram, molestaram e violentaram sexualmente centenas de mulheres em Colônia, Hamburgo e outras cidades. O contundente fracasso da polícia em cumprir seu principal papel – proteger cidadãs … Continue lendo »
A NECESSIDADE DE O ESTADO ADMINISTRAR O CONFLITO DISTRIBUTIVO

A NECESSIDADE DE O ESTADO ADMINISTRAR O CONFLITO DISTRIBUTIVO

Flavio Lyra – O controle do processo inflacionário, a abertura do comércio exterior e da conta de capitais do balanço de pagamentos, o processo de privatização de empresas estatais nos governos de FHC e a política social dos governos do PT têm sido, através dos conflitos distributivos da renda entre a classe trabalhadora e o capital … Continue lendo »
As execuções da Arábia Saudita foram dignas do Estado Islâmico

As execuções da Arábia Saudita foram dignas do Estado Islâmico

Robert Fisk – Será que agora o Ocidente vai parar de rastejar pelos seus monarcas do petróleo? Os sauditas estão tentando rasgar o acordo nuclear iraniano? Barack Obama e Rei Salman, da Arábio Saudita: nenhuma condenação às execuções e promessas de mais negócios futuros. As decapitações na Arábia Saudita – 47 ao todo, incluindo o erudito … Continue lendo »
Imagens de satélite da Nasa mostram quais são os países mais poluídos do mundo

Imagens de satélite da Nasa mostram quais são os países mais poluídos do mundo

BBC Brasil – Imagens divulgadas pela Nasa revelam quais são os países mais poluídos do mundo – e quais partes do globo reduziram ou aumentaram suas emissões nos últimos dez anos. Nasa mostra, em laranja e vermelho, as áreas mais poluídas em 2014; em azul, aquelas com melhor ar Embora ainda estejam entre as áreas … Continue lendo »
Quem faz a nossa cabeça?

Quem faz a nossa cabeça?

FREI BETTO – A Conferência do Clima, realizada em Paris em fins de 2015, tumultuada pelos atentados terroristas das semanas anteriores, não abordou suficientemente muitos temas. Houve um encontro prévio na Bolívia, e lá estava o secretário geral da ONU. Ali se propôs promulgar uma Declaração Universal de Defesa da Natureza. A Declaração Universal de Direitos … Continue lendo »
Um sistema para o 1%

Um sistema para o 1%

Elena Llorente – Conselheiro da Oxfam, que denunciou hiper-concentração global de riqueza, sustenta: desigualdade tem sido meticulosamente fabricada, por elite que controla poder ou refugia-se em paraísos fiscais Opulência e miséria misturam-se em Manila, Filipinas. Uma cena cada vez mais frequente, num mundo dominado por políticas de “austeridade” e “ajustes fiscais” O relatório da organização internacional … Continue lendo »
Nós podemos reduzir os índices de homicídios pela metade

Nós podemos reduzir os índices de homicídios pela metade

Manuel Eisner – Em menos de dois meses, a Cúpula das Nações Unidas irá eleger os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para os próximos 15 anos. Estes serão os compromissos mais abrangentes que os governos já firmaram com seus cidadãos. A lista de tarefas globais provavelmente clamará pela eliminação do abuso infantil, a erradicação da violência contra … Continue lendo »
Depois da rasteira

Depois da rasteira

RALF HOPPE – A odisseia de Osama Mohsen, refugiado sírio que levou o trança-pé da cinegrafista húngara e agora tenta se reerguer na Espanha Um homenzinho atarracado de paletó marrom está correndo num campo ao lado da fronteira entre Hungria e Sérvia, não muito distante da cidade de Röszke. Ele segura com uma mão uma sacola … Continue lendo »
Dívida e juros: a reforma necessária

Dívida e juros: a reforma necessária

Jeferson Miola – Investir no mercado financeiro brasileiro é um dos negócios mais rentáveis do planeta. Os juros pornográficos são um dos fatores de desindustrialização. Os prognósticos econômicos de 2016 para o Brasil, elaborados por economistas de diferentes matizes ideológicos, são no mínimo sombrios. Não faltam, naturalmente, aqueles que vislumbram cenários catastróficos; nenhum, porém, otimista. … Continue lendo »
CRISE NA PREVIDÊNCIA DO BRASIL É FORJADA!

CRISE NA PREVIDÊNCIA DO BRASIL É FORJADA!

Jornal da UFRJ – Em tese de Doutorado, pesquisadora denuncia a farsa da crise da Previdência no Brasil forjada pelo governo com apoio da imprensa. Com argumentos insofismáveis, Denise Gentil destroça os mitos oficiais que encobrem a realidade da Previdência Social no Brasil. Em primeiro lugar, uma gigantesca farsa contábil transforma em déficit o superávit do sistema … Continue lendo »