A HISTÓRIA ÉPICA DO POVO JUDEU

A HISTÓRIA ÉPICA DO POVO JUDEU

Lawrence Joffe – Um relato épico dos 4.000 anos de história dos judeus desde os patriarcas e reis passando por séculos de perseguição até o florescimento de uma cultura mundial. A história dos judeus é a narrativa sobre uma tribo errante que fincou suas raízes e se tornou uma nação. Este livro explora a fundo … Continue lendo »
A insustentável lerdeza do judiciário

A insustentável lerdeza do judiciário

Felippe Hermes – O País gasta quase tanto com burocracia jurídica quanto com educação. Em troca, recebe um dos Judiciários mais ineficientes da Terra. E agora? Viramos um país de concurseiros. Neste momento, 10 milhões de brasileiros estudam para algum concurso público – é quase 10% da população economicamente ativa, aquela que junta quem está trabalhando … Continue lendo »
França: eleição dramática, decisiva e imprevisível

França: eleição dramática, decisiva e imprevisível

Immanuel Wallerstein  – Benoit Hamon, o candidato mais surpreendente: ele disputou as primárias socialistas renegando políticas neoliberais do partido e propondo, como bandeira central, a renda básica da cidadania Tendência anti-Establishment sacudiu tabuleiro que parecia definido. Cinco candidatos têm chances reais. Eventual vitória de uma esquerda renovada pode ter enorme repercussão global Há um ano, … Continue lendo »
Há um método na loucura de Trump

Há um método na loucura de Trump

Luiz Eça – Pa­ra­fra­se­ando Sha­kes­peare, (in Hamlet), penso que há algo cui­da­do­sa­mente tra­mado por trás das ações apa­ren­te­mente de­sa­ti­nadas do novo pre­si­dente dos EUA. Certo que ele se com­porta como um ele­fante numa loja de cris­tais, hor­ro­ri­zando e ate­mo­ri­zando as pes­soas ci­vi­li­zadas, as na­ções pouco ami­gá­veis e até mesmo al­gumas tra­di­ci­o­nal­mente fiéis aos co­mandos de … Continue lendo »
PREPARE-SE PARA O CAPITALISMO DO DESASTRE DE TRUMP

PREPARE-SE PARA O CAPITALISMO DO DESASTRE DE TRUMP

Naomi Klein – Já sabemos que o governo Trump pretende desregulamentar o mercado, travar uma guerra sem limites contra o “terrorismo islâmico radical”, destruir a ciência que estuda o aquecimento global e desencadear uma corrida por combustíveis fósseis. Essa é uma abordagem que certamente gerará um tsunami de crises e choques: choques econômicos, com bolhas de … Continue lendo »
“A era do humanismo está terminando”

“A era do humanismo está terminando”

Achille Mbembe – “Outro longo e mortal jogo começou. O principal choque da primeira metade do século XXI não será entre religiões ou civilizações. Será entre a democracia liberal e o capitalismo neoliberal, entre o governo das finanças e o governo do povo, entre o humanismo e o niilismo”, escreve Achille Mbembe. E faz um alerta: … Continue lendo »
A receita para destruir um país

A receita para destruir um país

Vladimir Safatle – Há três formas de destruir um país. As duas primeiras são por meio da guerra e de catástrofes naturais. A terceira, a mais segura e certa de todas, é entregando seu país para economistas liberais amigos de operadores do sistema financeiro. Em todos os países onde eles aplicaram suas receitas de “austeridade”, … Continue lendo »