Educadores no exílio

Educadores no exílio

José Pacheco – Por que os grandes educadores brasileiros não inspiram o labor das escolas Era uma vez…duas escolas, lado a lado a um córrego poluído. Por décadas, essas escolas deram aula de educação ambiental a alunos moradores de palafitas precariamente edificadas sobre o córrego. Até que uma das escolas alterou o seu modus operandi e … Continue lendo »
O FMI, a burguesia sem príncipe e os órfãos de Junho

O FMI, a burguesia sem príncipe e os órfãos de Junho

Luis Fernando Novoa Garzon – Urgente formar frentes anticapitalistas e antifascistas e atacar em primeiro plano os corvos (travestidos de tucanos) dos capitais mundializados – capitais “brasileiros” incluídos. Mas não nos esqueçamos de, na sequência, ajustar contas com aqueles que alimentaram os corvos, com os que se entretiveram com eles e compartilharam suas ambições e métodos … Continue lendo »
Os plutocratas contra a democracia

Os plutocratas contra a democracia

Paul Krugman – A direita, mesmo indo às urnas, sempre se sentiu incomodada com a democracia Sempre é bom que os governantes digam a verdade, especialmente se não era essa a intenção. Por isso temos de agradecer que Leung Chun-ying, chefe do executivo de Hong Kong respaldado por Pequim, tenha deixado escapar a verdadeira razão pela … Continue lendo »
As mulheres detestam a guerra, ao contrário dos homens?

As mulheres detestam a guerra, ao contrário dos homens?

Catherine Bennett – A ideia de que a violência está ligada ao gênero masculino é muito difundida, mas infelizmente o pacifismo feminino não passa de um mito Apenas seis meses atrás, as autoridades britânicas de contraterrorismo anunciaram uma iniciativa para evitar que jovens britânicos se ofereçam para combater na Síria: recrutar mulheres muçulmanas como detetives … Continue lendo »
“Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”

“Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”

Agência Ecclesia – Francisco lembra quem o acusa de ser “comunista” por dar voz aos pobres O Papa Francisco apelou hoje à defesa dos direitos dos trabalhadores e das suas famílias, durante um encontro com os participantes no primeiro encontro mundial de Movimentos Populares. “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum … Continue lendo »
‘Questão energética não existiu no debate eleitoral’

‘Questão energética não existiu no debate eleitoral’

VALÉRIA NADER E GABRIEL BRITO – No epílogo da série de entrevistas a respeito dos grandes temas que foram negligenciados ou pouco aprofundados pelos debates e campanhas eleitorais, o Correio da Cidadania entrevistou o arquiteto e ativista Chico Whitaker, para conversar sobre o setor energético brasileiro e as opções políticas e econômicas na condução do … Continue lendo »
O povo brasileiro não existe

O povo brasileiro não existe

Vladimir Safatle – Fechadas as urnas e proclamado o resultado das últimas eleições, as primeiras palavras foram em direção à reconstrução da união nacional. Afinal, esta eleição teria levado o país a um ponto perigoso no qual parecem aflorar inimizades, preconceitos e outras coisas que gostaríamos de acreditar ultrapassadas. Vamos então esquecer um pouco tudo isso, … Continue lendo »
O debate sobre a financeirização da economia e implicações políticas

O debate sobre a financeirização da economia e implicações políticas

Ladislau Dowbor – O debate sobre a financeirização da economia e implicações políticas Há um debate que não pode mais esperar: como recuperar os imensos recursos acumulados e parados em fortunas financeiras, girando em atividades especulativas estéreis, para financiar a inclusão produtiva, a reconversão energética, os desequilíbrios sociais? O problema está além da injustiça flagrante … Continue lendo »
O caminho da inclusão

O caminho da inclusão

JESSÉ DE SOUZA – Última década de crescimento econômico brasileiro foi obra do esforço e do trabalho da parte de baixo da população, que dinamizou a sociedade – e seu avanço é que pode garantir nosso futuro, afirma sociólogo. O Brasil de hoje está diante de nova escolha histórica que pode decidir seu futuro. Essa escolha … Continue lendo »
2015 será um ano decisivo para o desarmamento nuclear

2015 será um ano decisivo para o desarmamento nuclear

THALIF DEEN – “Um dos grandes paradoxos da ciência moderna” é que os seres humanos buscam vida em outros planetas enquanto as potências nucleares do mundo mantêm e modernizam suas armas para destruir a vida na Terra, afirmou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. “Devemos lutar contra o militarismo que engendra a busca … Continue lendo »
A Desconstrução

A Desconstrução

Rafael Haddock-Lobo – Mais do que uma teoria do conhecimento ou uma filosofia da linguagem, sempre teve como sua preocupação central uma postura ética e política. Em 1989, em uma palestra de abertura de um grande Colóquio na Cardozo Law School, famosa faculdade de Direito nos EUA, o filósofo franco-argelino Jacques Derrida parecia apresentar a fala … Continue lendo »