O que se passa no Uruguai, como e por quê?

O que se passa no Uruguai, como e por quê?

FERNANDO MOYANO – Há dez anos, um partido de esquerda, a Frente Ampla, chegou pela primeira vez ao governo, com Tabaré Vázquez. Há cinco, voltou a ganhar com José Mujica, ambas as vezes com maioria parlamentar. Agora, a Frente postulou outra vez Tabaré, para um terceiro mandato frenteamplista. Todas as pesquisas davam a Frente perdendo a … Continue lendo »
A morte que não comove

A morte que não comove

Joselicio Junior - Por negro morto em Ferguson, 170 cidades em 37 estados americanos tiveram protestos. No Brasil, nada é feito, mesmo quando 77% das vítimas dos 56 mil assassinatos no país são negros ou negras, como em 2012. A naturalização da morte negra no nosso país está intimamente ligada há um projeto  de controle … Continue lendo »
Economia mundial vive contrachoque do petróleo

Economia mundial vive contrachoque do petróleo

ANDREI NETTO – Preço cai 38% em seis meses e provoca mudanças drásticas em países e empresas Desaceleração de crescimento na China, na Índia e no Brasil, estagnação econômica, risco deflacionário e desemprego na Europa, recessão no Japão, sanções contra a Rússia e Irã, guerras na Ucrânia e no Oriente Médio. Ainda convalescente, a economia mundial … Continue lendo »
Pequeno roteiro para a Reforma Tributária

Pequeno roteiro para a Reforma Tributária

Paulo Gil Introíni – Como assalariados sustentam Estado brasileiro. Por que Congresso posterga, indefinidamente, impostos sobre patrimônio. Que ganham endinheirados, quando tentam demonizar tributos “…o grau em que um sistema [de tributação] produz igualdade econômica, em comparação com o grau de igualdade econômica que prevaleceria sem ele, é uma questão que trata do sentido de justiça … Continue lendo »
Suécia alerta que ódio a africanos atingiu níveis alarmantes no país

Suécia alerta que ódio a africanos atingiu níveis alarmantes no país

Wellington Calasans - Governo afirma que violência e segregação são cada vez maiores contra afrodescendentes Relatório divulgado na segunda-feira (3) pelo governo sueco apresenta um cenário preocupante para as pessoas de origem africana. Segundo a publicação, a “afrofobia” contribui claramente para tornar os afrodescendentes mais vulneráveis do que outros grupos, em termos de discriminação e … Continue lendo »
A ciência busca a educação

A ciência busca a educação

Marina Kuzuyabu e Fernanda Teixeira – Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Roberto Lent explica como a neurociência brasileira está se aproximando da educação e os avanços que podem surgir dessa parceria A neurociência tem uma série de contribuições a fazer na área educacional, mas raramente as descobertas científicas conseguem transcender os domínios … Continue lendo »
A utopia de Piketty

A utopia de Piketty

Slavoj Žižek – Le Capital au XXIe siècle é um livro essencialmente utópico. Por quê? Por conta de sua modéstia. Thomas Piketty percebe a tendência inerente do capitalismo à desigualdade social, de tal forma que a ameaça à democracia parte do interior da própria dinâmica capitalista. Até aí tudo bem, estamos de acordo. Ele vê … Continue lendo »
Os golpistas precisam saber, em vida, que sua versão da História morreu

Os golpistas precisam saber, em vida, que sua versão da História morreu

Leonardo Sakamoto – O golpe e a ditadura cívico-militar de 1964 ainda são temas que não fazem parte de nosso cotidiano em comparação com outros países que viveram realidades semelhantes e que almejam ser boas democracias. Por aqui, lidamos com o passado como se ele tivesse automaticamente feito as pazes com o presente. A Comissão Nacional da … Continue lendo »