Estados Unidos: resistir à onda policialesca

Estados Unidos: resistir à onda policialesca

NICOLE COLSON – A morte de dois homens negros pelas mãos da polícia – Alton Sterling em Baton Rouge, Louisiania, e Philando Castile em Falcon Heights, Minnesota – horrorizou o mundo e manifestantes saíram às ruas em grande número em todo o país para proclamar que as vidas negras também têm valor. Com a mesma rapidez, … Continue lendo »
Mais de 90% dos inscritos no Bolsa Família são mulheres

Mais de 90% dos inscritos no Bolsa Família são mulheres

Mariana Pitasse – Programa social desperta discussão sobre igualdade de gênero Hoje o benefício chega a 13,9 milhões de famílias, atingindo quase um quarto da população brasileira O Bolsa Família foi responsável por tirar cerca de 36 milhões de pessoas da linha da pobreza desde 2003.  Hoje o benefício chega a 13,9 milhões de famílias, … Continue lendo »
Escracho

Escracho

ELEONORA DE LUCENA – A elite brasileira está dando um tiro no pé. Embarca na canoa do retrocesso social, dá as mãos a grupos fossilizados de oligarquias regionais, submete-se a interesses externos, abandona qualquer esboço de projeto para o país. Não é a primeira vez. No século 19, ficou atolada na escravidão, adiando avanços. No século … Continue lendo »
Novo alerta sobre as bactérias “invencíveis”

Novo alerta sobre as bactérias “invencíveis”

Martin Khor – Administração “preventiva” de antibióticos em animais saudáveis é uma das práticas irresponsáveis que propiciam o surgimento de superbactérias. Sede de lucros pode privar humanidade de medicamentos que, segundo alguns cálculos, aumentaram expectativa média de vida em vinte anos Mutações genéticas podem tornar ineficazes até mesmo os antibióticos de “último recurso”. Por que o … Continue lendo »
Um Nuremberg para Bush e Tony Blair

Um Nuremberg para Bush e Tony Blair

ROBERT FISK – Acho que um julgamento em Nuremberg seria a melhor forma para analisar as minúcias dos crimes Blair-Bush que todos os britânicos cometemos ao ir à guerra no Oriente Médio. Causamos a morte de mais de meio milhão de pessoas, a maioria das quais muçulmanos, tão completamente inocentes quanto Blair foi culpado. Uma … Continue lendo »
Anatomia de um golpe fracassado

Anatomia de um golpe fracassado

DAVID BARCHARD – Ser acordado à meia noite por notícias de uma tentativa de golpe era provavelmente a última coisa que alguém poderia esperar na Turquia, numa sexta-feira. Sim, concorda-se em geral que o país está em situação política delicada, enfrentando desafios armados do Daesh (Estado Islâmico), dos militantes curdos e, segundo o governo, de … Continue lendo »
Temer inaugura a república evangélica

Temer inaugura a república evangélica

LUIZ RUFFATO – O fundamentalismo evangélico conta com toda a simpatia do presidente interino Michel Temer O PT flertou com os evangélicos ao longo dos mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente afastada Dilma Rousseff. Não fosse o engajamento de pastores e bispos das igrejas pentecostais, provavelmente o partido não teria ganhado quatro … Continue lendo »
Chomsky desnuda a “Guerra ao Terror”

Chomsky desnuda a “Guerra ao Terror”

C.J. Polychroniou – Como Washington continua a alimentar – mesmo após atentados de Paris – grupos extremistas que simula combater. Qual o papel da Rússia. Por que candidatura presidencial de Bernie Sanders importa A “guerra ao terror” agora se transformou em uma implacável campanha bélica global. Enquanto isso, as verdadeiras causas do surgimento e da expansão … Continue lendo »
O ridículo golpe de Estado da Turquia em 17 reflexões

O ridículo golpe de Estado da Turquia em 17 reflexões

NAZANÍN ARMANIAN – A partir da escassa informação disponível sobre os acontecimentos de 15 de julho, ocorrem-me as seguintes ideias: 1. Embora o regime de Recep Tayyip Erdogan seja capaz de cometer um atentado de bandeira falsa (tinha planejado destruir o mausoléu de Sha Solimán, fundador da dinastia otomana situado na Síria, e lançar um … Continue lendo »