Economista propõe fim do conceito de ‘emergentes’

Economista propõe fim do conceito de ‘emergentes’

BBC BRASIL – A classificação que agrupa países como “desenvolvidos” e “emergentes” está ultrapassada? E quando um país finalmente deixa de ser emergente? Para alguns economistas, esta avaliação não é só antiga como é simplista demais. Peter Marber, chefe de investimento para mercados emergentes da consultoria Loomis, Sayles & Company, criou uma nova avaliação, que … Continue lendo »
Pacto à brasileira

Pacto à brasileira

André Singer – Sinal de sociedade e política pouco desenvolvidas, os movimentos para possível acordo em torno da crise desenrolam-se nos bastidores, de maneira pouco visível. Aqui e ali aparecem manifestos criptografados. Mas algo se move. O nevoeiro no qual se mexem os agentes decisórios favorece a irresponsabilidade. Não apenas no que diz respeito ao presente, … Continue lendo »
Silêncios ruidosos

Silêncios ruidosos

Boaventura de Sousa Santos – O Estado burocrático, impessoal, não se deixa impressionar por dramas pessoais, individuais. Quanto mais autoritárias e injustas mais as sociedades recorrem ao silêncio e ao silenciamento para gerir os conflitos sociais. Há silêncios conjunturais, que decorrem das estratégias das elites políticas nacionais e suas aliadas transnacionais, e silêncios estruturais que abafam … Continue lendo »
Cuba encara seu maior desafio

Cuba encara seu maior desafio

Janette Habel – Em três anos, Raul Castro deixará o poder. Qual o futuro da ilha, em meio a promessa de mudança constitucional, reformas econômicas e reatamento com EUA? Em 2018 Raul Castro, que terá 87 anos, não vai assumir novo mandato presidencial. Em três anos, portanto, a geração de Sierra Maestra terá deixado o poder. Três anos … Continue lendo »
Novo manual do Pentágono iguala jornalistas a espiões

Novo manual do Pentágono iguala jornalistas a espiões

ISABEL DE LUCA – ONGs e ‘New York Times’ exigem revogação de diretriz polêmica O Departamento de Defesa americano lançou sem alarde, no início do verão do Hemisfério Norte, um manual de mais de mil páginas em que reinterpreta as Leis de Guerra — como são conhecidos os princípios do direito internacional sobre justificativas aceitáveis … Continue lendo »
Manifestações carecem de representatividade social e demográfica

Manifestações carecem de representatividade social e demográfica

MAURO PAULINO e ALESSANDRO JANONI – A contagem de participantes nas manifestações que ocorreram no país na última semana é importante para o registro histórico, mas a polêmica e o debate passional sobre os números remete a segundo plano dados valiosos para a compreensão do fenômeno. A observação do grau de representatividade social dos que saem às … Continue lendo »
“A ridicularização joga para a direita quem critica a corrupção”

“A ridicularização joga para a direita quem critica a corrupção”

FLÁVIA MARREIRO – Para Rosana Pinheiro-Machado, professora de Oxford, há pautas legítimas a debater A antropóloga Rosana Pinheiro-Machado Rosana Pinheiro-Machado, professora de Antropologia na Universidade de Oxford, divide seu tempo entre as aulas no Reino Unido e temporadas no Brasil, nas quais, além de deveres acadêmicos, ela participa ativamente dos debates dos rumos dos partidos brasileiros à … Continue lendo »
Audiência da TV Globo está derretendo!

Audiência da TV Globo está derretendo!

Altamiro Borges – Em campanha terrorista para incendiar o Brasil e “sangrar” ou derrubar Dilma, a mídia tradicional, em especial a Globo, está engolindo o próprio veneno! Nos últimos dias, três notícias devem ter preocupado a famiglia Marinho – o que talvez explique o recente “recuo tático” do império na sua cruzada para incendiar o país … Continue lendo »
Apropriação financeira na crise

Apropriação financeira na crise

GUILHERME DELGADO – Há processos econômicos que se realizam de forma sub-reptícia, principalmente em momentos de crise econômica e política como o atual. É o caso da apropriação financeira extraordinária, que realizam de forma politicamente regulada, ou convenientemente frouxa, os proprietários de dois ativos financeiros estratégicos – títulos da dívida pública e terras rurais. No … Continue lendo »