Branco sai, preto fica, o filme do ano

Branco sai, preto fica, o filme do ano

José Geraldo Couto – Adirley Queiroz vai muito além de reconstituir episódio emblemático de violência policial e racismo. Ele funde documentário e ficção, imagina futuro político, constroi esperança selvagem Branco sai, preto fica, de Adirley Queirós, é um filme extraordinário na acepção plena da palavra: você não encontrará algo parecido em nenhuma cinematografia. Já o comentei … Continue lendo »
“Quantos dos 99% estão realmente informados?”

“Quantos dos 99% estão realmente informados?”

Siscu Baiges – Uma entrevista com a filósofa e cientista política que está lançando a versão em espanhol do livro “Os Usurpadores. Como as transnacionais tomam o poder”. “A política é muito complicada hoje. Quando iniciei meu ativismo pedíamos que os Estados Unidos saíssem da guerra do Vietnã. Era uma mensagem simples, clara, compreensível. Você podia … Continue lendo »
Sobre o 15 de março

Sobre o 15 de março

Guilherme Boulos - Convocadas pela mídia, capitaneadas por obscuros grupelhos de direita, multidões foram às ruas do país em 15 de março. O que se viu foram níveis recordes da Escala F, criada por Theodor Adorno para medir as tendências fascistas que emergem nas democracias liberais. Pais de família fazendo ofensas misóginas à presidenta da … Continue lendo »
Urgência urgentíssima!

Urgência urgentíssima!

WLADIMIR POMAR – É verdade que, mesmo sem pesquisas precisas, está na cara que mais de 2/3 dos manifestantes do dia 15 de março pertenciam à pequena-burguesia branca e apenas 1/3 eram de origem popular mestiça e branca. Pelos cartazes e faixas artesanais apresentados, a corrupção foi o motivo de indignação fartamente predominante. As faixas industrializadas … Continue lendo »
A MÍDIA APRESENTA SUAS ARMAS

A MÍDIA APRESENTA SUAS ARMAS

GUILHERME SCALZILLI – Trabalhos acadêmicos futuros mostrarão como o fenômeno de 15 de março de 2015 foi construído pelos grandes veículos Quem acredita que os protestos foram surtos espontâneos de revolta desconhece a árdua rotina das mobilizações populares no país. Se as redes sociais bastassem para sublevar descontentes, as capitais paralisariam todo fim de semana. Reivindicações … Continue lendo »
Bem-vindo ao século XXI: dia 9 de Maio começa oficialmente a nova Guerra Fria

Bem-vindo ao século XXI: dia 9 de Maio começa oficialmente a nova Guerra Fria

Antônio Ribeiro Ferreira – Putin convidou os líderes da China, Irã, Egito, Coréia do Norte, Venezuela, Turquia e Grécia para assistirem ao 70.º aniversário do fim da II Guerra Mundial. O Ocidente fica de fora, com a OTAN dividida O divórcio oficial entre a Rússia e os seus aliados, por um lado, e o bloco ocidental, … Continue lendo »
Obama prepara o cerco à Venezuela

Obama prepara o cerco à Venezuela

Mark Weisbrot  – A História como farsa: EUA tentam repetir, contra Caracas, campanha de desestabilização lançada por Ronald Reagan para sufocar revolução nicaraguense, nos anos 1980. Agora, chances são menores Em 10 de março, a Casa Branca deu mais um passo rumo ao teatro do absurdo, ao declarar “emergência nacional com respeito à inusual e extraordinária ameaça … Continue lendo »
As empregadas domésticas “sem limites”

As empregadas domésticas “sem limites”

Juliane Furno – A classe média reage à ascensão social. Reage às políticas sociais e econômicas dos governos petistas, esbanjando seu conservadorismo e seu sentimento de distinção social. Parece notícia do blog “sensacionalista”. Quem dera! Mas não é. Uma matéria veiculada pelo site “O Globo” trás como título uma questão tão comumente ouvida nessa década. … Continue lendo »
De onde vem a revolta

De onde vem a revolta

Gisele Vitória e Ludmilla Amaral – Quem são os líderes dos movimentos pró-impeachment e anti-PT que dedicam seu tempo a uma missão: cobrar mudanças e tirar Dilma do Planalto Faz três semanas que o nervo ciático do empresário paulista Rogério Chequer o leva a sentir dores insuportáveis. Anti-inflamatórios e fisioterapia têm sido a salvação para … Continue lendo »
“EUA promovem desestabilização de democracias na América Latina”, denuncia Moniz Bandeira

“EUA promovem desestabilização de democracias na América Latina”, denuncia Moniz Bandeira

Redação – O cientista político e historiador Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira afirma que os Estados Unidos permanecem na tentativa de desestabilizar governos de esquerda na América Latina e que isso se refletiu nas manifestações do último domingo, que, segundo ele, estão longe de serem espontâneas; confira a entrevista Para o cientista político e historiador … Continue lendo »
Dilma, a hora é agora

Dilma, a hora é agora

RICARDO MELO – Manifestações deste domingo apontam caminho para a presidente não virar um Sarney de saias Tão equivocado quanto subestimar o impacto das recentes manifestações é ceder à histeria relembrando golpe de 1964, suicídio de Getúlio Vargas, impeachment de Collor etc. Teve gente que foi mais longe: desastre como juiz, o advogado Joaquim Barbosa mostrou-se … Continue lendo »
Ódio ao PT?

Ódio ao PT?

Róber Iturriet Avila – Na história do Brasil, sempre que o salário mínimo e a renda média subiram, houve algum tipo de intento golpista. O problema da elite não é com a corrupção Três intelectuais de relevo trataram recentemente acerca do ódio ao PT: Leonardo Boff, Luis Fernando Veríssimo e Luiz Carlos Bresser Pereira. Suas palavras … Continue lendo »